Órgãos emitem alertas para fortes chuvas em S.Fidélis, Itaocara, Cambuci, Pádua, Cordeiro, Friburgo e região

Podem ocorrer pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento entre esta quinta e manhã desta sexta (20)
Fotos: SF Notícias

O deslocamento e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a superfície e os níveis médios da atmosfera e o processo de formação de um ciclone no mar, entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, favorecem a formação de nuvens muito carregadas que se espalham por todo o estado do Rio de Janeiro. Durante esta quinta-feira (19), as instabilidades se intensificam e se espalham ainda mais pelo estado, provocando chuva forte e volumosa, segundo a Climatempo. Há risco de temporais, raios e rajadas de vento podendo variar entre 60 e 90 km/h. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios, potencial para queda de árvores e destelhamento de imóveis nos eventos de temporais e deslizamento de terra por conta do aumento do volume de chuva e da persistência.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertam para o risco de chuva forte na região. Segundo o CPTEC, ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios entre a tarde desta quinta (18/11) e a manhã da sexta-feira (19/11). Localmente a chuva poderá ser intensa e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo. Já o Inmet prevê chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos 40-60 km/h.
Cidades que podem registrar chuva forte:
Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras. 

VEJA MAIS

VEJA MAIS