Órgãos alertam para risco de chuva forte em Pádua, Itaocara, S.Fidélis, Friburgo, Cordeiro e região

Chuva pode vir acompanhada de fortes rajadas de vento, raios e até granizo. Alertas também abrangem Miracema, Cambuci, Campos, São Francisco, Itaperuna, São Sebastião do Alto, entre outros municípios; veja quais

A zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se organizando e suas áreas de instabilidade se espalham sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do país, segundo a Climatempo. A ZCAS é um fenômeno típico do verão no Brasil. As nuvens carregadas deste sistema provocam fortes pancadas de chuva e também episódios de chuva prolongada e volumosa. Algumas áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil têm influência da zona de convergência do Atlântico Sul e passam o dia com bastante nebulosidade e condições para pancadas de chuva. A maioria dessas pancadas acontece com raios e principalmente durante a tarde e à noite, ainda segundo a Climatempo. Para esta quinta-feira (18), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para a nossa região.

O alerta do CPTEC é para chuvas intensas, vendaval, acumulado de chuva, tempestade e até granizo. O aviso abrange Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Itaperuna, Italva, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Varre-Sai, entre outras cidades. Já o Inmet alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Além de cidades já citadas, o aviso também abrange São Fidélis. Os alertas são válidos até a manhã desta sexta (19).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress