Operação apreende 1,5 toneladas de agrotóxicos em São Francisco do Itabapoana

Agentes o Instituto Estadual do Ambiente, da Defesa Agropecuária Estadual e da Barreira Fiscal participaram da operação
Fotos: divulgação

Uma operação para combater o comércio ilegal de agrotóxicos no estado apreendeu, nesta quarta-feira (11), em São Francisco do Itabapoana, mais de 1,5 tonelada desses produtos, em 12 pontos de venda, nas áreas rurais do município.

Na ação, realizada pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, da secretaria estadual de Agricultura, com o apoio da superintendência regional do Inea – Instituto Estadual do Ambiente e equipes da barreira fiscal de Mato Verde, na Rodovia BR 101, em Campos dos Goytacazes, foram multados os estabelecimentos sem registro para comercialização de agrotóxicos, com instalações precárias e produtos sem identificação de origem.

Todo o material apreendido, avaliado em mais de R$ 100 mil, terá destinação ambientalmente adequada, incinerado em fornos de indústrias licenciadas para a destruição de produtos perigosos.

O coordenador de controle de agrotóxicos da Defesa Agropecuária, Leonardo Vicente, informa que o produtor rural pode consultar os estabelecimentos com registro na secretaria estadual de Agricultura para a venda desses insumos, no site www.agricultura.rj.gov.br, no sistema SIAPEC.

– Também podem ser verificados quais os agrotóxicos atendem aos critérios da legislação estadual. Produtos que não constem nessa relação estão proibidos para uso no estado – enfatizou.

O coordenador acrescenta que o produtor rural deve sempre apresentar receita agronômica no momento da compra e também exigir do vendedor a nota fiscal da operação.

– Essa é a garantia de que está adquirindo produtos regularizados em estabelecimento legalizado – finalizou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress