Onda de frio intenso pode provocar geada na Região Serrana do RJ

Uma grande e forte massa de ar frio vai avançar sobre o país ao longo desta semana; Há previsão de chuva e queda brusca de temperatura
Geada registrada na região de salinas, em Friburgo, em junho de 2016. Fotos: Paulo Noño/ Reprodução

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil nesta primeira semana de julho. A previsão aponta que até a próxima segunda-feira (08/07), o país deve sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno, segundo a Climatempo. O portal prevê ainda que provavelmente esta será a mais intensa e única deste ano. A partir desta quarta-feira o resfriamento dessa massa de ar frio começará a ser sentido no Sudeste e o pico desta onda de frio deve ser nos dias 5 e 6 de julho. (Continua após a publicidade).

Mas, antes do frio intenso chegar, vários estados brasileiros terão chuva, raios e até o risco de chuva forte. Segundo a Climatempo, o acentuado choque térmico entre o ar muito quente que predomina no Brasil e a entrada desta massa de ar frio muito forte vai gerar também condições para fortes rajadas de vento. Há previsão de chuva para todos os estados do Sudeste.

Ainda de acordo com a Climatempo, a geada poderá se formar nas áreas serranas e no sul do Rio de Janeiro. Para Nova Friburgo, por exemplo, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) prevê mínima de apenas 9°C no sábado e 6°C no domingo. Cordeiro pode ter máxima de 20°C e mínima de 7°C no sábado.

A temperatura também deve cair no fim de semana no Norte e Noroeste Fluminense. O CPTEC prevê máxima de 23°C e mínima de 12°C para São Fidélis no sábado e máxima de 26°C e mínima de 9°C no domingo. Para Itaocara a previsão é de máxima de 25°C e mínima de 11°C no sábado e 24°C/7°C no domingo. Pádua pode registrar máxima de 26°C e mínima de 12°C no sábado e máxima de 24°C e mínima de 8°C no domingo. Vale ressaltar que previsão não é precisão, e a mesma pode mudar no decorrer da semana.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress