Onda de calor 🥵 INMET registra a maior temperatura dos últimos 8 anos na região

Além disso, nunca houve uma temperatura tão alta em novembro na região

Nunca antes houve uma temperatura tão alta para novembro na região. Não que o mês não seja quente, mas é que a situação de novembro de 2023 é atípica. Em recordes absolutos, a temperatura registrada oficialmente nesta segunda-feira (13) na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Cambuci foi a mais alta desde 16 de outubro de 2015 (quando registrou 41,2°C). Desta vez, a máxima alcançou 40,9°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possuía apenas três estações meteorológicas no Noroeste, mas a de Santo Antônio de Pádua se encontra desativada e a de Itaperuna está com dados desatualizados por não ser automática.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Apesar dos dados oficiais, que são relevantes, mas pouco abrangentes, muitos registros de moradores apontavam para temperaturas ainda mais elevadas, como 42°C ou até mais em cidades como Itaocara, Aperibé, Pádua e São Fidélis, onde um termômetro de rua atingiu 44°C.

E a situação ficou ainda pior: faltou luz em toda a região. O caos pelo apagão teria sido causado por uma ocorrência externa registrada no sistema de transmissão em Campos dos Goytacazes, segundo a Enel Distribuição Rio. A falta de energia que seguiu pela tarde e começo da noite, continuou até o começo da madrugada em algumas localidades com instabilidades no fornecimento. O abastecimento de água também foi afetado em várias localidades.

Mais calor nos próximos dias 

A onda de calor segue intensa e mantém grande parte do Brasil sob alerta vermelho, com grande perigo à saúde. O INMET prevê máxima na casa dos 40°C até domingo (19), que deve ser extremamente abafado e com virada do tempo. A semana seguinte começa com chuvas intensas e temperaturas mais baixas, mas ainda assim com bastante calor.

Fonte: Folha Itaocarense/Jornal na Boca do Povo/SF Notícias/Aperibé Urgente

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress