Onça-parda é resgatada após ficar presa em galinheiro no Sana, em Macaé

Em uma ação conjunta entre o Inea, Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a Guarda Ambiental a onça foi resgatada, encaminhada para o Rebio União, no Rio, e tratada para ser solta novamente em seu habitat natural

Imagem e vídeo: Claudia Barreto/ Juninho Luna

O dia de caça de uma onça-parda macho terminou diferente nesta semana no Sana, em Macaé. O felino acabou ficando preso em um galinheiro. O animal já estaria visitando as redondezas de uma propriedade há cerca de dois anos e os proprietários reforçaram a estrutura do galinheiro. Em uma ação conjunta entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a Guarda Ambiental a onça foi resgatada, encaminhada para o Rebio União, no Rio, e tratada para ser solta novamente em seu habitat natural.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Segundo o secretário de Ambiente de Macaé, Juninho Luna, assim que foram avisados do caso, seguiram para a localidade. “Fomos com nossa equipe técnica formada pelo Fernando Barreto, Claudia Barreto, Bola Sana, e Alexandre Bezerra para o local, acompanhados da coordenadora da Guarda Ambiental Raquel e sua equipe. Cuidamos para que o animal e a população local ficassem em segurança e informamos ao secretário estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, que encaminhou o superintendente regional Ronaldo Paes, juntamente com o diretor de Fauna João Eustáquio e o coordenador Marcelo Cupello”, explica Juninho.

O trabalho em conjunto foi feito com todo o cuidado para que a onça pudesse ser retirada e conduzida com responsabilidade até o local de tratamento para reidratação no Rio, onde passou por exames para ser devolvida à natureza. “A Secretaria vem atuando nas mais variadas demandas e estando presente em tudo que é importante para o bem-estar de nossa fauna. Que este gesto possa servir de exemplo para toda sociedade do quanto é importante a preservação e o aprendizado da convivência com os animais”, explicou o secretário. Com as ameaças humanas, como desmatamento, caça e atropelamentos, a onça-parda está ameaçada de extinção.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress