Onça-Parda é encontrada morta em São Sebastião do Alto

onça pintada correto 4
Fotos: enviadas via WhatsApp / arquivo

Uma onça parda foi encontrada morta na zona rural do município de São Sebastião do Alto.

O animal foi encontrado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente às margens da RJ -172, rodovia que liga São Sebastião do Alto ao município de Santa Maria Madalena, na altura da localidade conhecida como Fazenda Humaitá.

Segundo informações da 3º Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3º UPAm), uma equipe foi até o local e encontrou o animal em avançado estado de decomposição. A onça foi vista por moradores ao redor do Parque Estadual do Desengano.

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, o animal apresentava sinais de que teria sido atropelado por algum veículo. A Secretaria de Meio Ambiente do município ficou com a responsabilidade de enterrar o animal, já que não foi possível empalhar o mesmo.

oncaEm agosto do ano passado, duas onças-pardas foram fotografadas através de armadilhas fotográficas instaladas em área no interior do Parque Estadual do Desengano. O registro foi feito em uma das etapas de uma pesquisa realizada pelo laboratório LABPMR da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

A onça-parda é o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Ela não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em grande parte de sua distribuição na América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress