O que é importante avaliar antes de expandir seu negócio

O processo de avaliação do valor de uma empresa denomina-se valuation. Confira neste artigo o que é e como utilizá-lo a seu favor na busca por crescimento da sua empresa

Imagem: Canva

A prática de avaliar a sua empresa de tempos em tempos é muito importante, mesmo se você não tem a intenção de vendê-la. Por exemplo, a expansão do negócio ou novos investimentos e investidores são outras razões para realizar essa avaliação.

Fazer esse exercício de puxar dados históricos, elaborar projeções para o futuro e ter claramente de que forma cada área da sua empresa performa é sempre uma ação positiva, por lhe dar um panorama objetivo do que você tem hoje e novas perspectivas sobre o amanhã.

O processo de avaliação do valor de uma empresa denomina-se valuation. Confira neste artigo o que é e como utilizá-lo a seu favor na busca por crescimento da sua empresa.

O que é o valuation

Valuation é um termo em inglês que pode ser traduzido por “avaliação”. É usado pela comunidade financeira para descrever o procedimento para aferir o valor de uma empresa, pois somente a partir disso você conseguirá uma boa base para negociar com possíveis investidores.

Porém, é importante ressaltar que o resultado de um valuation não é absoluto. Até mesmo se forem usados métodos de avaliação iguais, duas pessoas podem chegar a resultados distintos, devido ao cálculo ser completo e depender de muitas variáveis subjetivas.

Isso não quer dizer que calcular o valor da sua empresa seja uma prática inútil. Afinal, isto pode lhe dar informações importantes sobre os principais aspectos que influenciam o valor da sua empresa em busca de expansão e novos investimentos.

Métodos de avaliação

Existem três principais métodos para se calcular o valuation de uma companhia. Um deles é o método de Fluxo de Caixa Descontado (FCD ou DCF, em inglês), calculado abatendo o valor presente dos fluxos de caixa da empresa do valor atual da dívida. Já no método de avaliação pelo mercado podem ser usados dois enfoques: os múltiplos de mercado de empresas comparáveis cotadas ou não cotadas em bolsas de valores e o valor de cotação de mercado, utilizado apenas para empresas de capital aberto.

A terceira técnica mais utilizada para fazer essa avaliação é chamada de valuation dos ativos, que consiste em somar todos os ativos e subtrair pelos passivos da companhia, chegando assim ao valor patrimonial da empresa.

Fatores que impactam no valor de uma empresa

A partir daí, é necessário entender quais são os principais fatores com impacto no valor de uma empresa: a lucratividade da empresa e sua projeção de lucro para o futuro, o potencial de crescimento, a independência da companhia em relação aos seus ativos, o controle dos passivos, a variedade de clientes que a organização possui, a força da marca e qual a longevidade do negócio.

Avaliar o seu negócio pode lhe trazer maior clareza sobre o que está funcionando e o que não está, para que você invista melhor o seu tempo e recursos e busque expandir os negócios de forma clara e objetiva.

Conhecer o método de avaliar uma empresa é ótimo, porém não dispense a ajuda de profissionais especializados para fazer o valuation. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras em sua busca por crescimento e investimento no Brasil.

plugins premium WordPress