“O maior que já vi!”, diz médico sobre cisto ‘gigante’ retirado do ovário de idosa em São Fidélis

O caso vem ganhando repercussão nas redes sociais. Segundo o médico, a paciente de biotipo magra, apresentava o abdômen como de uma gestante de final de gestação

Imagens: Divulgação/ Hospital Armando Vidal

“Esse foi o maior cisto de ovário que já vi!”, disse o médico responsável, o obstetra Marino Oliveira, sobre o cisto retirado do ovário de uma idosa em São Fidélis. A cirurgia aconteceu no Hospital Armando Vidal. Ao SF Notícias, o médico disse que a paciente não soube precisar há quanto tempo percebeu o volume abdominal. O tamanho do cisto retirado da paciente vem chamado a atenção e ganhando repercussão nas redes sociais. O cisto pesava aproximadamente uns 10 quilos.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Vale lembrar que é uma paciente na terceira idade, de biotipo magra e que apresentava o abdômen como de uma gestante de final de gestação. Isso é sem sombra de dúvidas reflexo da dificuldade que a população tem de ter acesso aos serviços de saúde e principalmente ao longo período que ficamos sem realizar cirurgias eletivas e com os ambulatórios de especialidades fechados. Agora estamos muito sobrecarregados, com filas intermináveis de pacientes aguardando cirurgia e cada vez mais eles chegarão para ser atendidos com quadros avançados e mais graves, infelizmente é nossa triste realidade” – disse o médico, lembrando o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

continua após a imagem

Ele destacou que o cisto ovariano pode ser detectado no início do quadro através de exame de ultrassonografia e reforçou a importância da realização de consultas e exames periódicos. “O exame de preventivo não faz diagnóstico de doença ovariana e sim de doenças do colo do útero somente. Daí a importância de uma avaliação completa e periódica pelo ginecologista” – frisou.

De acordo com o Hospital Armando Vidal, a paciente de 65 anos foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma evolução satisfatória. Será realizada a biópsia do material para confirmação ou descarte de doença maligna.

O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress