‘Nuvem rolo’ chama atenção em praias de São Francisco e São João da Barra

Nuvens desse tipo se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes. Elas não provocam chuva, mas indicam mudança no tempo
Fotos: Reprodução/ Página Praia de Santa Clara/ Portalozk.com

Uma ‘nuvem rolo’ chamou a atenção no céu em praias do Norte Fluminense nesta sexta-feira (16/07). O fenômeno, que não provoca chuva, mas indica mudança no tempo, foi visto na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, e em São João da Barra. Nas redes sociais, internautas registraram o fenômeno. Segundo a Cimatempo, a nuvem rolo, muito semelhante à nuvem “glória da manhã”, é considerada uma nuvem rara. Ela pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos. Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa.

continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/CRbeZYdjkuY/

Ainda segundo a Climatempo, a nuvem rolo se forma pela combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo. Se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes. “Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a nuvem rolo não produz rajadas e nem provoca chuva. Vai se desfazendo à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece” – destaca o portal.

A mudança no tempo prevista para a região é o avanço de uma grande frente fria. Durante o domingo, 18 de julho, esta frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. Na Região Sudeste, esta frente fria provoca muitas nuvens e um pouco de chuva no oeste e sul de São Paulo. A região da Grande São Paulo tem aumento de nebulosidade e temperatura amena ao longo do dia. Nas outras áreas da Região Sudeste, o sol predomina e algumas nuvens surgem no decorrer do dia, mas não há condições para chuva. Ainda faz calor no RJ, no ES e em MG. Já na segunda (19) tem previsão de chuva para áreas do estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A temperatura vai cair na região.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress