Número de vítimas de acidentes de trânsito cai 39% no estado durante, entre janeiro e setembro

Entre janeiro e setembro de 2020, 13.456 pessoas foram mortas ou ficaram feridas no estado. No mesmo período do ano passado, o Rio registrou 22.020 vítimas
Imagens: arquivo

A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda de 39% no número de vítimas de acidentes de trânsito no Rio de Janeiro este ano em comparação com o ano passado. Um levantamento do Detran.RJ mostra que entre janeiro e setembro de 2020, 13.456 pessoas foram mortas ou ficaram feridas no estado. No mesmo período do ano passado, o Rio registrou 22.020 vítimas. Nos meses da quarentena, a diferença é ainda maior. Entre março e setembro, 8.035 pessoas deixaram de ser vitimadas no trânsito, uma redução de 47% em comparação com o mesmo período do ano passado. O mês de abril apresentou a maior queda: 70%. (continua após a publicidade)

“É uma redução bastante significativa mas temos que manter esses índices em baixos patamares. Intensificamos as ações educativas para lembrar a população que, da mesma forma que foi preciso mudar nossa rotina com medidas de higiene e distanciamento para salvar vidas na pandemia, temos que introduzir mudanças no cotidiano do motorista. Cerca de 90% dos acidentes são causados por falha humana. Para mudar isso, é importante incorporar novos hábitos também no trânsito, como desligar as notificações do celular enquanto dirige ou retirar os fones de ouvido ao atravessar a rua”, reforçou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. (continua após a publicidade)

Esse ano, o Detran promoveu uma série de campanhas educativas, como Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, mostrando que é possível manter a redução dos acidentes mesmo no período de retomada. E esse cenário foi confirmado no levantamento. No mês de setembro, onde a flexibilização permitiu a volta da maioria das atividades, os índices continuaram caindo. Na comparação dos meses de setembro de 2020 contra setembro de 2019, a redução foi de 26,5% no número de vítimas. O estado registrou 1.845 vítimas no mês de setembro deste ano, contra 2.508 no mesmo mês do ano passado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress