Número de casos de microcefalia no Brasil subiu para 3.893

microcefalia
Fotos: Reprodução/Arquivo.

Subiu para 3.893 os casos de microcefalia no Brasil. Os números são os mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde. 49 mortes já foram confirmadas devido à má formação, sendo cinco com a presença do zika vírus.

Ao todo, 764 municípios de 21 estados apresentaram suspeitas de casos de microcefalia. A maior incidência continua sendo em Pernambuco, com 1.306 casos suspeitos. No Rio de Janeiro, a quantidade também cresceu consideravelmente. Só nos últimos dezenove dias foram registrados 166 casos de microcefalia, segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. 133 destes casos são em bebês já nascidos, enquanto os outros 33 são referentes ao período intrauterino.

Vale lembrar que os dados foram reavaliados de acordo com o novo protocolo do Ministério da Saúde, que caracteriza a microcefalia quando o bebê tem perímetro cefálico menos ou igual a 32 cm. Os casos com nascimento até maio de 2015 que não se enquadravam na definição foram excluídos. A data definida para exclusão leva em conta a época do início da circulação do vírus zika no Estado do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress