Novo trecho de pista duplicada na BR-101 é liberado ao tráfego em Campos

br-101 duplicada 2A Autopista Fluminense, empresa responsável pela administração da BR-101, no trecho entre a divisa com o Espírito Santo e Niterói, liberou para o tráfego mais um segmento de pista duplicada em Campos dos Goytacazes, entre o km 84,6, e o km 89,0, no distrito de Ibitioca. Com br-101 duplicada 4este novo segmento, a concessionária chega à marca de 74,6 quilômetros de pistas duplicadas liberadas ao tráfego.

Além da construção de uma nova pista, a Autopista Fluminense realizou intervenções de correção de traçado na pista existente, importante em rodovias antigas e com traçado sinuoso. Operando em desvio de tráfego desde o final do primeiro trimestre deste ano, a concessionária corrigiu o raio das curvas e eliminou as rampas acentuadas da pista existente, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança aos usuários.

“As obras de duplicação modernizam a BR-101/RJ Norte, preparando a rodovia para atender adequadamente o tráfego de caminhões e veículos leves. Hoje temos pistas cada vez mais preparadas para atender às necessidades do norte fluminense”, afirma o diretor superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira. “Outros 55 quilômetros estão em obras e serão liberados ao tráfego conforme andamento dos trabalhos até fevereiro de 2017, nas regiões de Campos de Goytacazes, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio Bonito”.

As novas pistas duplicadas da BR-101 RJ/Norte contam com duas faixas de rolamento em cada sentido, mais acostamento. Muretas de concreto dividem as pistas e, em alguns segmentos específicos, são separadas por canteiro central.
Com a liberação da nova pista duplicada no sentido Niterói, a partir de segunda-feira (5), a pista sentido Espírito Santo estará com interdições parciais de tráfego para aplicação da última camada de pavimento e uma nova sinalização horizontal (pintura de faixas). Os trabalhos serão realizados durante o mês de setembro durante período diurno, concluindo assim a sinalização do trecho.

Desvio na região de Caxeta
br-101 duplicada 7Por conta dos avanços nas obras de duplicação e correção de traçado na BR-101 RJ/Norte, também está previsto para próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, o início do desvio entre o km 92,2 ao km 96,4, na região de Caxeta, em Campos dos Goytacazes. A pista antiga estará temporariamente bloqueada em ambos os sentidos (Espírito Santo e Niterói), e o fluxo de veículos seguirá pela nova pista em mão dupla, sinalizada em toda sua extensão com faixa contínua, onde não serão permitidas manobras de ultrapassagens.

Ainda em Campos dos Goytacazes, três regiões estão com sinalização especial de tráfego por conta de obras para construção de trevos em desníveis (viadutos): Km 92, dispositivo de retorno, região de Campos dos Goytacazes; Km 101, dispositivo de retorno, região de Campos dos Goytacazes; Km 122, dispositivo de retorno.

A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. As obras em curso geram cerca de 500 postos de trabalho e seguem conforme cronograma estabelecido junto à ANTT.

br-101 duplicada 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress