Nova lei: faturas da CEDAE terão de trazer mensagens sobre o Rio Paraíba

RIO PARAIBA DO SUL FOTO VINNICIUS CREMONEZ 7
Fotos: Vinnicius Cremonez

A partir de agora, as faturas da Cedae terão de trazer uma mensagem de conscientização em relação ao Rio Paraíba do Sul. Publicada nesta segunda-feira (5/1) no Diário Oficial, a Lei 6.946/14, da deputada Inês Pandeló (PT), determina que os boletos tenham a seguinte inscrição: “A água que você consome vem em grande parte da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Economize. Preserve”.

Para a deputada, a lei visa a conscientizar a população da importância da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. “O Rio Paraíba do Sul já se encontra em estado crítico do ponto de vista ecológico, com as suas margens assoreadas e 40% de sua vazão desviada para o Rio Guandu, visto que o seu curso natural está marcado por diversas represas para fornecimento de rio seca 3água e energia para a população metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, que perfazem um total de 80% do volume total recebido na região”, explica Inês Pandeló.

Desde o maiado no ano passado o Rio Paraíba do Sul vem sofrendo com a pior estiagem vivida pelos municípios localizados entre o seu leito. A cada dia que passava, o nível da água ia diminuindo acendendo o alerta máximo das autoridades.

Caso não chova dentro da média nesse verão, o que não está acontecendo até o momento, a situação pode piorar cada vez mais. São Fidélis é município mais afetado até agora com a seca que vem atingindo as regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Rio Paraíba do Sul foto Vinnicius Cremonez 3

 

Fonte: Alerj

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress