Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia e Campos são cidades que mais registraram alagamentos no verão

Dados da Defesa Civil divulgados nesta semana fornecem panorama de ameaças que atingiram o RJ no verão
Fotos: Reprodução

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) divulgou um balanço com as principais ocorrências dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro durante o verão. O objetivo da compilação dos dados é ter um panorama de ameaças que atingiram as cidades como deslizamentos, desabamentos, inundações, enxurradas, entre outros.

No relatório consta ainda o número de vistorias solicitadas para riscos geológicos e decretação de situações de emergência. As informações foram reunidas pelos coordenadores municipais de Defesa Civil e abrangem o período de dezembro de 2017 a março de 2018.

Entre os campeões de registros de deslizamentos estão capital (316), Petrópolis (277) e Cachoeiras de Macacu (107). No quesito alagamento, Nova Iguaçu contabilizou um total de 75 ocorrências, seguido de São Pedro d`Aldeia (52) e Campos dos Goytacazes (50).

Fotos: Roer Petrópolis

Itaperuna, São João da Barra, Valença, Itatiaia, Barra do Piraí, Sumidouro, entre outros, estão na lista dos municípios que tiveram situação de emergência decretada.

O balanço, mostra também as atividades dos agentes da Defesa Civil Estadual no que diz respeito a quesitos como apoio em eventos na prevenção e preparação; comunicação de riscos de desastres às agências municipais de Defesa Civil; realização de exercícios simulados; mobilização de recursos humanos, apoio logístico, bem como assessoria técnica nos processos de decretação de situação de emergência. Os dados completos ainda não foram divulgados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress