Nova Friburgo ganhou Centro de Monitoramento de Segurança

2
Fotos: IOERJ / Guia do CFTV

Na semana passada, Nova Friburgo ganhou um Centro de Monitoramento de Segurança. Se trata de um circuito de 32 câmeras, espalhadas por várias ruas em diferentes bairros da cidade, em uma extensão de 25,5 quilômetros com fibra ótica. O centro de monitoramento, que foi inaugurado pelo governador Luiz Fernando Pezão, na sexta-feira (07.08), teve um investimento de R$ 1,5 milhão do programa Friburgo Cidade Inteligente, sendo financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O programa tem objetivo de auxiliar o município na redução dos índices de criminalidade.

“A rede inteligente, com fibra ótica veloz, ajuda muito a melhorar a vida do cidadão. Sou fã desse projeto e quero levar banda larga para todo o estado. Hoje, o que pode fazer diferença na vida do cidadão, além, é claro, de saúde e educação, é oferecer internet de qualidade” disse Pezão.

Segundo a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, uma segunda fase ainda será implementada no programa, com o desenvolvimento de biometria digital, telefonia voIP e a interligação por internet de todos os setores da administração pública.

Também presente na inauguração, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, aproveitou a oportunidade para lançar um aplicativo que e vai conectar o cidadão com o Centro de Monitoramento: o Cidade Inteligente, que está apto a receber informações sobre queda de árvore, acidentes de trânsitos, eventuais suspeitos de delitos, entre outros. – Vamos monitorar as encostas, as cheias dos rios, a segurança e o trânsito. – explicou o prefeito.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress