Nova Friburgo confirma primeiro caso do vírus Monkeypox

Popularmente conhecida como varíola dos macacos, transmissão da doença não está associada a primatas.

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, confirmou nesta segunda-feira (15/08) através de uma rede social, o primeiro caso do vírus Monkeypox – popularmente conhecido como varíola dos macacos – na cidade. Segundo a Prefeitura, o caso foi constatado pelos laboratórios de referência do Estado do Rio de Janeiro e informado à Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“O paciente é um homem, na faixa etária de 50 a 59 anos e residente do município. Ele está bem, em estado de recuperação e em isolamento, conforme é preconizado” – informou a Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo reforçou s cuidados necessários contra a contaminação da monkeypox:

– Uso de máscara perto de pessoas com suspeita ou contaminadas
– Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que estejam com lesão na pele
– Higienizar as mãos com frequência
– Não compartilhar roupas de cama, banho, talheres e objetos pessoais.

A Sociedade Brasileira de Primatologia reforça que a transmissão da doença chamada de “varíola dos macacos”, apesar do nome, não está associada aos primatas.”É importante ressaltar que os macacos (primatas não-humanos) não são os “vilões”, e sim vítimas como nós (humanos), e não devem sofrer nenhuma retaliação, tais como agressões, mortes, afugentamento, ou quaisquer tipos de maus tratos por parte da população. O receio de contágio por transmissão desta e de outras doenças, como a febre amarela, pela proximidade com os macacos não se justifica” – destaca a Sociedade Brasileira de Primatologia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress