Notícias falsas sobre tentativa de invasão em escola de São Fidélis são compartilhadas em redes sociais

Áudios, mensagens e uma foto de viaturas na frente da escola estão sendo compartilhados. Bombeiros foram até a unidade para atendimento a uma servidora que passou mal.

Diante dos últimos acontecimentos em escolas e creches do Brasil, nas últimas horas uma enxurrada de notícias falsas sobre possíveis ataques em escolas da região começou a circular em grupos de aplicativo de mensagens, as chamadas correntes de WhatsApp. Entre tantas mensagens falsas que estão circulando, algumas delas são em relação a uma escola de São Fidélis, no Norte Fluminense. Áudios de uma suposta aluna do Colégio Estadual Elvídio Costa, na Ipuca, estão circulando em vários grupos.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Os áudios estão acompanhados de uma imagem que mostra viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na escola, na manhã desta terça. Junto aos áudios e a imagem também estão sendo compartilhadas duas mensagens de texto: “Tinha 3 meninos estranhos pulando o muro do fundo”, diz uma das mensagens. Em um dos áudios a suposta aluna diz que a polícia chegou a identificar um dos suspeitos.

Diante de tantas mensagens recebidas nas últimas horas em relação aos áudios, o SF Notícias entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar. Em nota enviada a nossa redação a Secretaria de Estado de Educação disse que é falso o relato de tentativa de invasão ao colégio, e que o Corpo de Bombeiros foi à unidade para atendimento a uma servidora que passou mal. A nota diz ainda que a presença da Polícia Militar é fruto de uma solicitação da unidade para reforço no patrulhamento esta semana.

Já o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para dois eventos nesta escola, em São Fidélis. Um dos acionamentos foi uma queda dentro da unidade escolar. A vítima foi encaminhada pela corporação ao Hospital Armando Vital. A segunda vítima atendida e também levada ao Hospital Armando Vital foi a cozinheira do colégio, que sofreu uma queda de pressão.

O 8º Batalhão de Polícia Militar disse que reafirma o comprometimento do Batalhão, bem como o empenho realizado por toda tropa para assegurar a segurança e o perfeito funcionamento das escolas em toda região que o 8°Batalhão atua. “Temos conhecimento da disseminação de mensagens, por meio de grupos de WhatsApp, que informam possíveis invasões e ataques contra escolas. Destacamos que tais mensagens tratam-se de notícia falsa, tendo como objetivo provocar alarme, e produzir pânico ou tumulto à população. Estamos imbuídos e empenhados em garantir o bem estar e segurança de todos! O nosso Policiamento segue intensificado nos entornos das Escolas e adjacências”, disse o Batalhão.

Já a assessoria de imprensa da PM disse que a Polícia Civil instaurou inquérito para monitorar aplicativos e perfis em redes sociais em que o conteúdo indique possível ataque a uma unidade escolar, e que a Polícia Militar intensificou o trabalho da Patrulha Escolar com ações preventivas e reforçou o policiamento em unidades escolares que receberam denúncias. A nota diz ainda que um comitê permanente com a Secretaria Estadual de Educação e as forças de segurança vem se reunindo regularmente para a formalização de protocolos. Além disso, um treinamento de gestão de crise está sendo elaborado pelas forças especiais de segurança para capacitar professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress