Nota 980 na redação do Enem, jovem de São Sebastião do Alto é aprovado em Medicina na UFRJ

Gabriel Souza, de 18 anos, sempre sonhou em cursar Medicina e vê a profissão como uma forma de fazer o bem.

Um orgulho para o distrito de Valão do Barro em São Sebastião do Alto! O jovem Gabriel Souza, de 18 anos, aluno do Colégio Estadual Januário Toledo Piza, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, através do SISU. O jovem, que sempre estudou em escola pública, disse que sempre foi um aluno dedicado e que sabia que para realizar seu sonho, só dependeria de sua força de vontade.

“Sempre fui de escola pública. Sabemos que a educação pública tem um grande déficit comparada ao ensino particular e que necessita de investimentos para aprimorar o ensino. Mas ser de escola pública não significa não ser capaz de conquistar uma vaga em uma boa universidade, afinal, 50% das vagas das universidades públicas são destinadas a nós, alunos da rede pública de ensino” – disse.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Gabriel relatou que o ideal é ter um apoio extraescolar com um cursinho e deu a dica para os estudantes que vão se preparam pro Enem 2024. “Não tive condições de fazer cursinhos caros, mas na internet há vários cursinhos com um ótimo custo-benefício e que são incríveis, como os que fiz. Existem até cursinhos gratuitos. Sei que cada um tem uma realidade diferente, mas nossos sonhos só serão realizados se nós lutarmos por eles. Somos capazes de fazer o que quisermos, basta termos dedicação e determinação. Não é fácil e nunca será, mas a sensação de alcançar um objetivo é única” – destacou.

Sempre com muito apoio da família, dos amigos e dos professores, o jovem se preparou e se destacou no Enem: obteve 980 pontos na redação. “Acho que o segredo da redação é praticar bastante durante a preparação. Eu sempre fiz várias redações com diferentes temas durante o ano para observar meus erros e sempre tentar corrigi-los” – comentou.

continua após a imagem

Gabriel na formatura e com toda a equipe do Colégio Estadual Januário Toledo Piza

O resultado oficial da aprovação saiu no dia 31 de janeiro e o momento foi marcado por muita alegria. “No dia 31/01 vi que eu tinha alcançado a tão sonhada aprovação. Na hora nem acreditei, é uma sensação única. Fiquei extremamente feliz e realizado, assim como minha família” – lembrou.

O rapaz que sempre sonhou em cursar Medicina vê a profissão como uma forma de fazer o bem. “Desde criança eu sempre sonhei em fazer Medicina. Vejo a medicina como uma linda profissão para fazer o bem. Ainda não sei ao certo a área que quero atuar, já pensei em pediatria. Mas no decorrer da faculdade vou observar em que área mais me identifico” – relatou.

Ele aproveitou para fazer um agradecimento: “Gostaria de agradecer a Deus, em primeiro lugar, por todas as bênçãos. E quero agradecer também minha família, meus amigos, meus professores e todos aqueles que me apoiaram e torceram por mim. Creio que é apenas o começo de uma grande jornada. Muito obrigado!”.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress