No Dia Mundial do Meio Ambiente, pássaros são devolvidos à natureza no Parque do Desengano

O Parque abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. A atividade de soltura de aves silvestres, antes mantidas em cativeiro e apreendidas na região, é recorrente na unidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último sábado (05/06), mas no Parque Estadual do Desengano todo dia é dia de reforçar as ações de preservação da natureza. Para celebrar a data, foi realizada uma atividade que tem grande recorrência no PED e entorno: a apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro para soltá-las novamente em seu ambiente natural. “O Desengano é conservação, pesquisa, educação ambiental, fiscalização e turismo sustentável. Com a contribuição de todos, teremos um parque cada vez mais diverso e conservado” – destacou a gestão da unidade.

continua após o vídeo

Ao todo, 65 pássaros foram devolvidos à natureza. Quando são apreendidos em operações da Polícia Ambiental em nossa região, os pássaros são levados ao Parque passam por uma avaliação antes de serem soltos. Muitos chegam ao PED já se debatendo ou se machucando nas gaiolas, e precisam ser soltos imediatamente. Outros precisam passar por uma espécie de quarentena e, assim que forem reagindo e se recuperando, são soltos. O Parque abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS