NF Transplantes realizou três captações nos últimos dois meses; doadores eram de Campos e São Francisco

Neste ano, NF Transplantes conseguiu captar 12 rins e seis fígados. No ano passado, foram 10 captações. Para doação, o doador deve autorizar ainda em vida e anunciar a decisão aos seus familiares ou por autorização da própria família
Foto: SF Notícias

A solidariedade continua se fazendo presente mesmo em meio à fase difícil que o mundo está passando. Um exemplo disso foram as autorizações de familiares para captação de órgãos de três pacientes em morte cerebral. As captações foram realizadas nos últimos dois meses, pela equipe do NF Transplantes – programa da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, com base no Hospital Ferreira Machado (HFM). Através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), vinculado ao Hospital Ferreira Machado (HFM), as captações possibilitaram a doação de quatro rins e três fígados, que foram direcionados aos pacientes cadastrados no Programa Estadual de Transplantes (PET). O NF Transplantes é pioneiro nas ações e procedimentos pró-transplantes no interior do estado do Rio de Janeiro, junto ao Programa Rio Transplantes. Para doação, o doador deve autorizar ainda em vida e anunciar a decisão aos seus familiares ou por autorização da própria família. (continua após a publicidade)

De acordo com a Prefeitura de Campos, nesta quarta-feira (17) o filho de uma paciente de 36 anos, vítima de traumatismo cranioencefálico, autorizou a captação de órgãos. Moradora de São Francisco do Itabapoana, a mulher estava internada no HFM, quando apresentou quadro de morte cerebral. Em maio, familiares de outros dois pacientes também concordaram com a doação de órgãos. No dia 14 foi captado o fígado de um homem de 63 anos que havia sofrido um acidente vascular encefálico (AVE). O órgão foi transportado por um avião da FAB até o Rio de Janeiro, para ser transplantado em um paciente em estado grave e que aguardava na fila de espera. Já no dia 30 do mesmo mês, uma mulher de 41 anos, vítima também de AVE, teve a captação de órgãos autorizada pelo marido. Os dois pacientes eram de Campos. Ao todo, neste ano, o NF Transplantes conseguiu captar 12 rins e seis fígados. No ano passado, foram 10 captações.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress