Nevoeiro muda a paisagem em São Fidélis após madrugada com mínima de 18°C

Fenômeno é comum durante o outono; baixa temperatura e a umidade do ar muito elevada são condições importantes para a formação do nevoeiro
Fotos: SF Notícias

Acostumada a registrar calorão acima dos 36°C, a cidade de São Fidélis, Norte Fluminense, tem tido noites e madrugadas com temperaturas amenas nos últimos dias. Na manhã desta terça-feira (21/04), feriado nacional de Tiradentes, mais uma das características do outono foi observada na “Cidade Poema”, a formação de nevoeiro. Os morros em volta da cidade amanheceram encobertos pela “cerração”, proporcionando um clima de inverno. Quem passou pela Ponte Nova também pôde observar o fenômeno próximo ao Rio Paraíba do Sul. O registro ocorre após uma madrugada/início de manhã com temperatura entre 18°C e 17°C, segundo a Climatempo. Já por volta das 8h o nevoeiro começou a se dissipar, dando lugar ao céu limpo A previsão para este feriado é de sol e temperatura de 30°C no município. (continua após a foto)

Tecnicamente, ainda segundo a Climatempo, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno. O nevoeiro pode se formar sobre as cidades e campos, ou ainda sobre a água, o mar, rios e sobre lagos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress