Natureza em festa 🎉🎊Parque Estadual do Desengano completa 50 anos

Desengano é a mais antiga Unidade de Conservação estadual e abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes
Fotos: Vinnicicus Cremonez

Um cenário espetacular de beleza ímpar. Um lugar preservado e que precisa continuar sendo preservado! Cachoeiras, trilhas, e uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui, maior primata das Américas. Estamos falando do Parque Estadual do Desengano (PED), a mais antiga Unidade de Conservação estadual, e que fica aqui na nossa região, na nossa casa. A unidade possui muitas montanhas de grande porte sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano. Nelas há opções de trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como as da Cascata, Mocotó e Tombo D’Água, até travessias de longa duração, próprias para montanhistas mais experientes. O Parque tem 22.400 hectares de extensão e outros 22.400 de Zona de Amortecimento ao seu redor, área que ajuda a proteger o PED. (continua após a publicidade)

O Parque Estadual do Desengano foi criado através de um Decreto-lei Estadual publicado em 13 de abril de 1970, para preservar sua notável expressão orográfica que o destaca no cenário regional como acidente de grande beleza cênica, com inúmeros picos rochosos e cobertura florística bastante representativa do bioma primitivo Mata Atlântica (ainda de forma contínua e com algumas das tipologias mais significativas de nossa flora) e um considerável número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção; para preservar o grande número de representantes de nossa fauna, também com espécies endêmicas e ameaçadas; o esplêndido e estratégico manancial de água alternativo para as regiões vizinhas do Norte e Noroeste Fluminense; além de propiciar a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação – que poderá acarretar um notável desenvolvimento regional, com fácil acesso rodoviário, possibilitando a utilização do Parque e seu entorno pelas diversas faixas econômicas da população. (continua após a foto)

O Parque possui 23 trilhas, todas marcadas e sinalizadas, e estão em um guia de trilhas (bilíngue) pode ser baixado pela internet, que apresenta as melhores rotas para o turismo ecológico no Parque Estadual do Desengano, reunindo informações sobre a fauna, flora, clima e geografia de um dos principais patrimônios naturais do Brasil, composto por rios, cachoeiras e trilhas em uma área intocada de Mata Atlântica. A origem do nome se deu devido a uma lenda sobre um contrabandista e salteador que operava nestas paragens, conhecido como Mão de Luva, que fugindo de intensa perseguição policial, embrenhou-se nos sertões da Serra do Imbé, seguindo depois em direção forquilha. Segundo a lenda, ele deixou grande tesouro enterrado junto a uma tradicional figueira que tomou seu nome. Sugere-se também que o fato de nunca haver sido encontrado tão fabuloso tesouro seja o motivo do nome Desengano. O Parque Estadual do Desengano é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress