Natural de Miracema, José-Itamar de Freitas, ex-diretor do Fantástico, morre no Rio O jornalista tinha 85 anos e estava internado em um hospital na Zona Sul do Rio desde maio

O jornalista tinha 85 anos e estava internado em um hospital na Zona Sul do Rio desde maio

Fotos: acervo pessoal de JB de Freitas/ Memória Globo (capa)

Morreu nesta quarta-feira (01/07), aos 85 anos, o ex-diretor do programa Fantástico, José-Itamar de Freitas, que era natural de Miracema, no Noroeste Fluminense. O jornalista e escritor miracemense tinha 85 anos e estava internado no Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 21 de maio. José-Itamar iniciou a carreira na Revista Fatos & Fatos, da Bloch Editores, tendo o trabalho reconhecido, em 1965, pelo Prêmio Esso, principal premiação da imprensa brasileira. Mas, o grande destaque da carreira foi como Diretor-Geral do programa Fantástico, na Rede Globo. Nos anos 1980, sob a direção do miracemense o Fantástico era um programa mais voltado para variedades e música, tendo se tornado principal vitrine da canção brasileira e de atrações internacionais. (continua após a publicidade)

O falecimento do jornalista foi comunicado em um perfil da Secretaria de Cultura de Miracema no Facebook. “Seu desejo era ser sepultado em Miracema onde mantinha uma propriedade agrícola e já havia construído um túmulo no cemitério local. Porém, devido ao fato de ter contraído a Covid 19 será cremado e suas cinzas trazidas para Miracema. José Itamar venceu a Covid, mas acabou sendo acometido por outras infecções contraídas durante sua internação. Nossos sentimentos aos seus irmãos, sobrinhos e demais parentes” – diz a publicação.

Mais do SFn