Não derreta! 3 dicas para criar ambientes mais frescos sem perder o aconchego

Além do uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, também existem outras maneiras de deixar seus ambientes mais frescos

Imagem: Unsplash

No nosso país tropical, dias com temperaturas lá em cima são bem comuns, principalmente entre os meses de outubro a abril, que abrangem a primavera e o verão. E para combater esses dias (e noites) de temperaturas elevadas, itens como ventiladores e aparelhos de ar condicionado são quase indispensáveis.

Mas além do uso desses itens, também existem outras maneiras de deixar seus ambientes mais frescos, não prendendo o calor e aumentando a sensação de amplitude e circulação de ar. O uso de materiais como o piso porcelanato, a escolha dos tons das paredes e a inclusão de certos objetos de decoração são pontos que também influenciam no frescor de um ambiente, ajudando a deixá-los mais arejados e confortáveis até nos dias mais escaldantes.

Enquanto essas escolhas são muito convenientes para combater o calor, também é importante encontrar um equilíbrio, para evitar aquela sensação de “hospital” que o excesso dessas escolhas podem trazer, e manter seus ambientes aconchegantes e convidativos.

E para te ajudar a criar ambientes fresquinhos mas ainda cheios de conforto, separamos algumas dicas de decoração bem legais e úteis. Continue lendo para conferir!

Acabamentos

Antes mesmo dos móveis e itens de decoração do seu ambiente, existem dois principais itens que fazem toda a diferença na hora de levar mais frescor: pisos e cores. Os pisos considerados frios são os mais indicados para todos os tipos de ambientes, como o piso de porcelanato ou cerâmica – além do toque mais gelado, eles também têm baixa absorção de água e são de fácil limpeza. Para levar mais aconchego ao ambiente, aposte em tapetes macios em áreas estratégicas, como próximo ao sofá ou à cama.

As cores das paredes também influenciam muito na temperatura e absorção de calor de um ambiente: cores mais escuras absorvem mais calor, enquanto as mais claras refletem as ondas de calor, evitando o acúmulo. Cores frias, como azul, cinza, lilás e certos tons de verde ajudam a criar um ambiente mais fresco, enquanto cores quentes, como o amarelo, vermelho, laranja e alguns tons de rosa, aumentam a sensação de calor. As cores claras também são indicadas para ambientes como uma sala de estar pequena, já que trazem uma sensação de amplitude e expansão. 

Cores e iluminação

Assim como as cores escolhidas para a decoração da sala de estar e de outros ambientes influenciam no frescor daquela área, a iluminação também faz toda a diferença. Para as luzes no teto, as lâmpadas brancas são ideais, pois além de uma iluminação mais ampla e clara, elas também passam uma sensação mais fria. Já para abajures, luminárias e outras formas de luzes indiretas, aposte em lâmpadas amarelas, que mantêm o aconchego e fornecem uma luz baixa que completa a decoração de sala ou a decoração de quarto de maneira suave.

Encontrar o equilíbrio entre ambientes frescos para os dias mais quentes, mas ainda aconchegantes para os dias frios ou para os momentos de descanso é uma das maneiras mais garantidas de uma casa confortável em qualquer estação do ano. E se você quer mais dicas de decoração para deixar seus ambientes ainda mais bonitos, navegue pelo blog e confira mais posts!

Keywords / Volume

piso porcelanato / 135.000

decoração / 246.000

dicas de decoração / 4.400

piso de porcelanato / 14.800

sala de estar pequena / 18.100

decoração de sala de estar / 12.100

decoração de sala / 165.000

decoração de quarto / 165.000

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress