Música, teatro, educação e cultura: ‘Energia para Ler’ terá atrações para todas as idades, em São Fidélis

Evento terá homenagem às patronas Fátima Panisset e Sônia Sóta, atrações para a criançada, oficinas, shows com artistas fidelenses e muito mais; confira a programação completa

São Fidélis, no Norte Fluminense, recebe a partir desta quarta-feira (27/10), atrações do Energia para Ler, um evento cultural e educativo que traz em seu escopo o estabelecimento de uma itinerância que dialogue com as peculiaridades locais dos municípios fluminenses, a fim de promover e estimular a regionalização da produção cultural, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais por meio da literatura e das manifestações artísticas.

O evento oportuniza ainda a realização de um Festival Literário de Educação e Cultura voltado ao público de modo geral, no entanto com ênfase a alunos (jovens e crianças) e professores da Rede Pública de ensino. Na Cidade Poema as professoras Fátima Panisset e Sônia Sóta, que deixaram grande legado na cultura e educação fidelense, serão homenageadas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Na programação desta quarta (27) a partir das 8h a animação fica por conta da Equipe Agitação. Em seguida (9h30) tem palhaçaria com J. Moreira e contação de história com Pedro Henrique (10h). A manhã termina com ‘Energia para Dançar’, com a Motivos Produções. Já pela tarde, a partir das 13h o agito é com a animadora Brenda Nascimento, às 14h tem Equipe Agitação e apresentação de mágica. A partir das 15h ocorre o Simpósio de Educação e Cultura com Brilhantes Histórias de Elisa Lucinda. A abertura solene começa às 17h com premiação dos vencedores do Concurso Luzes da Cidade; homenagem às Patronas Fátima Panisset e Sônia Sóta (Homenagem da Academia Fidelense de Letras); momento Soul Cultura com a Secretária Wânia Fernandes; e momento Soul Educação com a secretária Lia Márcia. Pra fechar, o happy hour é por conta do Fábio Maia, às 18h.

Quinta-feira a ‘Energia para Despertar’ fica por conta de Alberto Severo, às 8h. Às 9h tem muita história sobre a cultura indígena e a tradição oral com Sol da Aldeia Uchô Puri. A Equipe Agitação fará a alegria da criançada às 10h e 13h com apresentação teatral “Os 3 Porquinhos”. Às 11h ainda tem ‘Energia para Brincar’ com Motivos Produções. Na parte da tarde, a partir das 14h tem a ‘Conexão Tá Ligado?’, com o ator Ricky Tavares e os influencers Ana (Blogueira de Pureza), Leo Coutinho, colunista do SF Notícias, Bruno Sóta, Elma Lúcia e Larissa Jother. Às 15h30 a professora Wanderleia Bragança tem ‘muita história pra contar’ sobre os 80 anos da Biblioteca Municipal, com mediação de Murilo Navega. Shows musicais com Leticia Soares, do musical A Cor Púrpura, e Escola de Música Amor de índio, encerram a programação de quinta.

Na sexta (29) também haverá uma vasta programação pela manhã com ‘Energia para Despertar’, ‘Energia para Dançar’, e teatro infantil mundo Disney. Pela tarde também tem teatro infantil, além de live show com Bia Bedran, oficinas de artesanato no anfiteatro da biblioteca (cap.30 inscrições), café Literário com Larrúbia, Thiago Yuri e Geraldo Evangelista (anfiteatro da Biblioteca às 17h), apresentação da Folia de Reis Estrela Guia às 18h e para fechar Banda 22 e Vicente Paula.

O sábado será marcado por Recital Versos, Música e Amor com a Academia Fidelense de Letras, show musical infantil, oficina com o artesanato no anfiteatro da Biblioteca, muita dança com Estúdio de Dança Alexandra Genásio, espetáculo teatral com Wanderson Nascimento e Gabriela Duarte, Café Literário com Gustavo Polycarpo, José Maria Mangia e Antônio Júnior Persi (anfiteatro da biblioteca às 17h), apresentação das folias Estrela Dalva do Oriente e Estrela Belém do Norte e show com Banda Ritmos. Para fechar, o domingo terá Live Show com Bia Bedran, ‘Energia para Despertar’, ‘Energia para Dançar’ e encerramento. O stand expositor de livros funcionará todos os dias das 8h às 19h.

VEJA MAIS

VEJA MAIS