Municípios do estado recebem veículos para combate à Dengue

1werty6tu7iyui
Fotos: divulgação

O governador Luiz Fernando Pezão entregou ontem 276 veículos a 91 municípios para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. As prefeituras receberam a doação de 170 carros da Secretaria de Saúde, adquiridos com a verba do Ministério da Saúde, para uso em investigação de casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Já o RioSolidario e a Loterj distribuíram 106 carros e ambulâncias que atuarão no deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades.

“Os municípios precisam de carros para as ações, precisam de ambulâncias para transportar seus pacientes. Essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso”, ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a cerimônia de entrega no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe.

A verba investida na aquisição dos veículos distribuídos pela Secretaria de Saúde foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.

“A Secretaria de Saúde entende que diante do desafio do combate ao Aedes aegypti se faz também fundamental a investigação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Neste sentido, os veículos repassados aos municípios vão contribuir para o combate às endemias, fortalecendo a estrutura das equipes”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Peixoto.

qwertyuytuyiOs veículos serão distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes recebem 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes recebem 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes recebem 1 carro. Após a entrega dos veículos, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com o seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.

Outros 106 carros e ambulâncias foram distribuídos pela Loterj a 53 municípios, em parceria com o RioSolidario, como parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade.

“Tenho certeza de que será muito útil para a Saúde das cidades. Esperamos chegar aos 92 municípios”, disse a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress