Municípios da Região Serrana apresentarão projetos de incremento ao turismo em workshop em Nova Friburgo

1
Fotos: Divulgação.

No dia 1º de junho será realizado em Nova Friburgo um workshop com apresentações de projetos visando fortalecer os destinos turísticos com ações estratégicas que estimulem o desenvolvimento local sustentável e contribuam para a geração de novos negócios no setor. As propostas foram construídas por gestores públicos, membros de conselhos municipais, técnicos e empresários do ramo na cidade e nos municípios vizinhos de Cantagalo e Trajano de Moraes, que participam do programa Lidera Turismo, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo. O evento acontecerá no Hotel Bucsky, no quilômetro 76 da Estrada Rio-Friburgo, das 8h30min às 10h30min.

Durante os encontros que vinham sendo realizados desde março, os participantes trocaram experiências, apreenderam e discutiram conceitos técnicos de gestão empreendedora no turismo. Foram traçadas metas para serem cumpridas até maio de 2017, que incluem soluções como sinalização turística, calendários de eventos, campanhas publicitárias, capacitação, entre outras.

Criado em 2008, o programa Lidera Turismo tem como objetivo principal fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos municípios através de uma agenda estratégica, que estimule ações de desenvolvimento local e regional, com bases sustentáveis e gestão empreendedora e inovadora. Para isso, é preciso integrar os destinos turísticos e aumentar a capacidade empresarial local, fomentando a criação de redes de micro e pequenas empresas. No Rio de Janeiro, atende também a uma demanda da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e da TurisRio para ajudar os gestores públicos a promover políticas para o segmento. Oficinas semelhantes aconteceram simultaneamente em Petrópolis e Teresópolis. Em 2014 e 2015, as capacitações ocorreram em cidades da Região dos Lagos, Agulhas Negras e Vale do Café.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress