Municípios da região recebem novas doses da vacina CoronaVac

Cinco helicópteros estão trazendo as vacinas de Niterói até os municípios da região

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está realizando quinta-feira (18/03) a distribuição da oitava remessa de vacinas contra Covid-19 aos municípios do estado. Na última terça-feira o Ministério da Saúde entregou 444 mil doses de CoronaVac ao estado do Rio. Dessas, 222 mil serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 174 mil doses de CoronaVac referentes à aplicação da segunda dose dos lotes enviados em 24 de fevereiro e 3 de março.

Cinco helicópteros, sendo um da Secretaria de Polícia Civil, dois do Governo do Estado e dois do Corpo de Bombeiros, estão transportando as vacinas até os municípios da nossa região. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

continua após a imagem

Público prioritário
A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

– Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
– Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
– Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
– Trabalhadores dessas instituições;
– Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
– Idosos a partir de 75 anos.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress