Mulher sofre AVE, família autoriza doação de órgãos e três pessoas são beneficiadas 

O procedimento foi feito pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET), no Hospital Ferreira Machado (HFM) em Campos

Foto: Cesar Ferreira/ Arquivo

Mais uma captação de órgãos foi realizada em Campos dos Goytacazes. Segundo a equipe do NF-Transplantes, a família de uma mulher de 55 anos, que reside no Parque Saraiva, representada por seus 03 filhos e uma irmã autorizou a doação dos órgãos, beneficiando três pessoas que aguardavam na fila por um fígado e pelas córneas. De acordo com o psicólogo da equipe do NF Transplantes, que funciona no HFM, Luiz Cosmelli, a mulher foi vítima de um Acidente Vascular Encefálico (ACE) isquêmico.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O procedimento foi feito pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET), no Hospital Ferreira Machado (HFM), neste final de semana. Somente neste ano foram realizadas cinco captações, que resultaram na doação de seis córneas, quatro fígados, dois rins, pele, tendões e ossos. Em 2021, a equipe do NF- Transplantes realizou a captação de 16 rins, 10 córneas e seis fígados.

Nos últimos anos, de acordo com Luiz Cosmelli, a conscientização das famílias em relação à doação de órgãos, de parentes que tiveram morte encefálica, vem aumentando. “Eles transformam um momento de dor num ato de amor. Gesto que devolve qualidade de vida a pacientes que estão na fila estadual de receptores”, ressaltou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress