Mulher de 42 anos sofre AVE hemorrágico, família autoriza doação de órgãos e 5 pessoas serão beneficiadas

Foram captadas as córneas, rins e fígado, que vão beneficiar cinco pessoas que estavam na fila aguardando pelo transplante

Foi realizada neste domingo (04), no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, a décima terceira captação de órgãos deste ano. Durante o procedimento, feito pela equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ), foram captados as córneas, rins e fígado de uma mulher de 42 anos. A vítima sofreu um AVE hemorrágico. Quando informados sobre a possibilidade da doação de órgãos, o esposo, o filho mais velho e os irmãos, autorizaram o ato, que vai beneficiar cinco pessoas que aguardavam pelo transplante.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A equipe do PET-RJ foi acionada pela Comissão IntraHospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/NF-Transplantes), Programa Especial da Secretaria Municipal de Saúde, que tem sede no HFM. O NF Transplante é vinculado à Central Estadual de Transplantes (CET) e à Organização de Procura de Órgãos (OPO), sediada em Itaperuna. De acordo com o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli, as 13 captações realizadas até o dia 04 de dezembro deste ano no município resultaram em 12 córneas, 12 fígados, oito rins, duas peles, dois tendões e dois ossos.

“Mais uma vez, a equipe do NF-Transplantes agradece à família pela decisão soberana e generosa, assim como as equipes técnicas e administrativas do HFM, CET e OPO, parceiros de excelência para o êxito do trabalho que tem por objetivo salvar vidas.”, disse Cosmelli.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress