quarta-feira , 28 outubro 2020

Mudanças no ensino médio são aprovadas pelo Senado Medida Provisória aprovada pelo plenário seguirá para sanção do Presidente

Medida Provisória aprovada pelo plenário seguirá para sanção do Presidente

Protesto de estudantes contra a reforma. Fotos: Arquivo/ Agência Brasil

A Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que reformula o ensino médio no Brasil, foi aprovada nesta quarta-feira (08/02) pelo plenário do Senado Federal. O texto seguirá agora para a sanção do Presidente Michel Temer.

Uma das principais mudanças, que gerou protestos entre os estudantes, foi a diminuição das disciplinas obrigatórias para privilegiar cinco áreas, as linguagens, matemática, ciência das naturezas, ciências humanas e a formação técnica e profissional. Desta forma, a inclusão de disciplinas como artes, educação física, filosofia e sociologia, dependerão do que será estipulado pela Base Nacional Comum Curricular.

A ampliação da carga horária de 800 para 1.400 horas e a formação técnica dentro da grade do ensino médio também fazem parte da mudança. A publicação da BNCC, que está sendo elaborada por um comitê presidido pela secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, é o próximo passo, que definirá as competências e objetivos de aprendizagem.

Baixe agora o Aplicativo do SFn em seu celular, é grátis! https://goo.gl/w4WvaY

Mais do SFn