MP e Polícia fazem operação para desarticular grupos extremistas com idolatria ao nazismo em Campos e outras cidades

Operação visa desarticular grupos extremistas, com idolatria ao nazismo, que praticam discriminação, racismo e discurso de ódio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), em conjunto com a Polícia Civil, por meio da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), realiza nesta quinta-feira (16/12) a operação ‘Bergon’, para combater associações entre indivíduos que praticam, divulgam e instigam a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Durante a investigação, com a quebra de sigilo de dados telefônicos autorizados pela Justiça, foi possível identificar a existência de grupos de indivíduos que se autodeclaram nazistas e ultranacionalistas, associados para praticar e incitar atos criminosos. Os investigados, alguns adolescentes, publicam em redes sociais e em aplicativos de mensagens diversas fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista e falam abertamente sobre a prática de violência contra essas populações.

O objetivo é cumprir quatro mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e Rio Grande do Norte. O nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra. No Estado do Rio de Janeiro, os mandados estão sendo cumpridos nos municípios do Rio de Janeiro, Japeri e Campos dos Goytacazes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress