Morre menino de 11 anos com suspeita de hepatite de causa desconhecida

A criança havia sido transferida no sábado de Campos para o Hospital da Criança no Rio mediante indicação de transplante de fígado, mas não resistiu

Morreu neste domingo (11) a criança campista que que havia sido internada com suspeita de hepatite aguda de causa desconhecida. O paciente é Enzo Gonçalves de Oliveira, de 11 anos, que deu entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM) no dia 1º deste mês, sendo transferido neste sábado para o Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, onde faleceu neste domingo. A criança havia sido transferida mediante indicação de transplante de fígado.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com as informações coletadas pela Secretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) de Campos, ele apresentou há duas semanas sintomas inespecíficos, como, por exemplo, náusea, vômito, queda do estado geral, evoluindo para uma alternância de sonolência com agitação e icterícia, tendo uma evolução rápida com piora do quadro de saúde geral.

Antes de ser transferido o menino passou por vários exames que afastaram a possibilidade de hepatite tipo A, B e C e também dengue. Foi realizada ainda pesquisa de antígeno para detecção de coronavírus, mas o resultado foi negativo. Também foi descartada a possibilidade de hepatite medicamentosa. Foram coletadas amostras de sangue, fezes e swab na faringe para continuar a investigação.

“Os exames demonstraram uma importante inflamação hepática, confirmando a hepatite. Ele apresenta critérios para caso provável de hepatite aguda de etiologia desconhecida. Ele é vacinado para febre amarela e hepatite A, o que também afasta a possibilidade dessas doenças causarem esse quadro”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde e infectologista, Rodrigo Carneiro.

Em nota, o colégio onde o menino estudava lamentou a morte e decretou luto. “Sensibilizados com o falecimento do aluno, o Colégio Eucarístico e toda Comunidade Escolar se irmanam aos seus familiares e amigos, decretando luto de 03 dias e rogando ao Senhor por uma abençoada acolhida”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress