Moradores deixam biometria para a última hora e formam fila no Fórum de São Fidélis

Haverá plantão neste sábado e domingo no Cartório Eleitoral do município, das 09h às 15h, e será impossível fugir da fila
Fotos: SF Notícias

Há seis meses o SF Notícias vem falando sobre o cadastramento biométrico obrigatório em São Fidélis, mas como todo brasileiro, os fidelenses deixaram para a última hora. Mais de 4 mil eleitores ainda precisam fazer o procedimento, e o prazo termina neste domingo (01/12). Haverá plantão neste sábado e domingo no Cartório Eleitoral do município, das 09h às 15h, e para todos esses moradores que deixaram para a última hora, será impossível fugir da fila. Nesta quinta-feira (28) a fila já era gigante, e muitos não quiseram esperar e voltaram para casa. Para atender a todos que estavam na fila, o Cartório funcionou até às 20h10. Foram quase 500 atendimentos. Para hoje, a expectativa é de que a procura seja ainda maior.

Quem não comparecer ao cartório eleitoral para realizar a biometria terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas eleições municipais de 2020, entre outras proibições. Sem o título de eleitor o cidadão fica impedido de receber benefícios sociais (ex. Bolsa família); votar nas próximas eleições; receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; obter empréstimos; tirar passaporte; e fazer matrícula em instituições de ensino superior. Para fazer o cadastramento o eleitor precisa agendar no site do TRE (AQUI). Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran-RJ para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral. Uma ferramenta de consulta está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em caso positivo, ele deve agendar o atendimento pelo próprio site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. Para mais informações, o eleitor deve acessar rj.jus.br/biometria.

VEJA MAIS

VEJA MAIS