Desde a semana passada moradores de cidades da região começaram a reclamar do gosto e do cheiro da água captada nos Rios Pomba e Paraíba do Sul. As reclamações acontecem em Aperibé, Campos, Itaocara, Pádua, e São Fidélis.
Os rios passaram a apresentar uma coloração mais esverdeada. O abastecimento de água chegou a ser reduzido ou paralisado em Aperibé, Miracema e Pádua. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) orientou as concessionárias que atendem a essas cidades a intensificar suas amostragens da água captada. O órgão informou que irá fazer uma coleta extraordinária para verificar a qualidade da água dos rios Pomba e Paraíba, em complementação ao monitoramento que está sendo realizado pelas concessionárias locais.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
Em São Fidélis
Em relação a São Fidélis, a concessionária Rio+Saneamento disse que a água distribuída no município encontra-se própria para o consumo, não oferecendo qualquer risco à saúde, e que foi identificado um aumento na quantidade de algas na água bruta, decorrente da redução da vazão do Rio Paraíba do Sul e do alto índice de insolação dos últimos dias.
Ainda segundo a concessionária, este fenômeno natural pode influenciar nas características da água, como cheiro e gosto. A empresa disse ainda que desde o primeiro momento em que a alteração foi percebida, intensificou as análises da água e adequou o processo de tratamento para minimizar a eventual ocorrência de odor e sabor.
Já a Prefeitura de São Fidélis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, disse que está ciente das reclamações de moradores de diversos bairros, relacionadas a odor e sabor observados na água potável distribuída no município, e que monitora a situação junto à Rio+Saneamento e ao INEA.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.