Moradores de localidades rurais sofrem com falta de água em São Fidélis

Em 2014 São Fidélis chegou a decretar situação de emergência devido à seca
Reservatório que abastece Cambiasca

Moradores de algumas localidades rurais de São Fidélis estão sofrendo com a falta de água. Segundo relato dos moradores de Cambiasca, o problema acontece há meses e, a caixa de água que abastece o 5º distrito não é suficiente.

“Falta água pra tudo. Para cozinhar, tombar banho, lavar roupas”, disse uma leitora.

O Rio Dois Rios corta o distrito, mas mesmo assim, as casas são abastecidas com água da nascente que é levada para um reservatório, que segundo eles, está praticamente seco, assim como as fontes de água.

Não é só Cambiasca que enfrenta problemas com a falta de água. Moradores de Tadua, Penedo e Esperança relataram o mesmo problema a nossa redação. Segundo eles, os valões e as nascentes estão secos.

Situação de emergência

Em junho de 2014 a Prefeitura de São Fidélis chegou a decretar situação de emergência devido à seca, mas o decreto não foi reconhecido pelo Governo Federal. A chuva que caiu nesses três anos não foi suficiente para manter os córregos e as nascentes. Até o Rio Paraíba do Sul voltou a sofrer com a estiagem.

Um levantamento feito pela Cooperativa de Laticínios de São Fidélis mostrou que mais de 300 associados foram afetados com a queda na produção de leite em 2014. Mais de 1.400 animais morreram de fome ou sede. A seca atingiu 80% da extensão rural do município.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress