Moradores da região sofrem com os serviços de telefonia móvel

A Vivo é a campeã em números totais de reclamações feitas pelos moradores
Imagens: SF Notícias

Os municípios da região somam mais de 1,4 milhões de linhas de celular ativas, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os dados são referentes aos municípios de Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Friburgo, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São Sebastião do Alto. Até setembro de 2020, último dado disponibilizado pela Agência, foram registradas 5.291 reclamações contra as operadoras de telefonia. Os municípios de Macaé e Campos são os que apresentam maiores queixas, consequência de uma maior população.

Porém, se consideramos a quantidade de queixas registradas e a quantidade de linhas ativas, podemos relacionar os municípios de maneira igual através de um índice de reclamação. Esse índice de reclamação mostra a quantidade de registros na Anatel para cada 1 mil clientes, dessa forma, quanto menor for o índice, melhor. A campeã é Macaé com 8 queixas para cada mil clientes, a população de Cardoso Moreira é a que apresenta melhor índice, somente 1 reclamação por mil usuários. Considerando todas as cidades, o índice é de 4 solicitações por mil clientes. Veja no gráfico abaixo a relação de cidades estudadas: (continua após o gráfico)

No gráfico, estão em vermelho os municípios de Macaé, Bom Jardim e Cordeiro – que apresentam os maiores índices da região. Em preto, estão os municípios com o mesmo índice que a região (considerando todos as cidades). Já em verde são as cidades com índice menor que o da região. Observe que apesar de ter muitas reclamações, 33% do total, Campos dos Goytacazes possui um índice de 3 queixas por cada mil linhas ativas. Em relação as operadoras, a Vivo é a campeã em números totais de reclamações. Foram 2.518 queixas até setembro de 2020, como é de se esperar a Vivo também é a líder de mercado, 63% das linhas ativas nas cidades pesquisadas são Vivo. Se fizermos a mesma relação entre total de clientes e número de queixas, a TIM é a campeã em insatisfação. São 6 clientes insatisfeitos para cada mil. Vivo e Oi são as menos reclamadas, 3 clientes para cada mil. Apesar de terem poucos clientes, as operadoras menores em quantidade de clientes (Nextel, Correios Celular, SERCOMTEL e ALGAR) acumulam 18 clientes insatisfeitos para cada mil. Foram 189 reclamações em uma base de clientes de 10.496.

Fonte: Selectra

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress