Moradores, comerciantes e funcionários da Cedae questionam privatização da estatal em São Fidélis

Alguns moradores e comerciantes estão usando as redes sociais para questionar a concessão; eles pretendem fazer uma manifestação ainda esse mês

A concessão dos serviços de água e esgoto, através do novo leilão na Cedae, vem gerando reclamações de moradores de duas cidades do interior do estado; Natividade e São Fidélis, municípios do Noroeste e Norte Fluminense. Em Natividade, alguns moradores e, principalmente comerciantes, chegaram a fazer uma manifestação com um carro de som.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Em São Fidélis, funcionários da estatal, moradores e alguns comerciantes estão se mobilizando nas redes sociais. No último dia 30 foi realizada uma reunião junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Fidélis, com a intenção de debater sobre os prejuízos de uma possível privatização da Cedae no município. O encontro contou com a participação do presidente do Staecnon/RJ, Hélio Anomal, do vice-presidente, Josemar Violante, além de trabalhadores (as) e representantes da sociedade.

Durante a reunião, foi abordada uma série de questões importantes. Foram mostradas tabelas comparativas provando as diferenças de valores tarifários que são praticados pelas empresas privadas em outros municípios, muito superiores ao que é cobrado em São Fidélis. Ainda através das redes sociais, moradores dizem que pretendem fazer uma manifestação ainda esse mês contra a concessão dos serviços prestados pela Cedae no município.

O Governo do Estado informou ontem que lançará no dia 6 novembro o edital da nova concessão de saneamento, o bloco 3, que já possui a adesão de 20 municípios. Ontem aconteceu a primeira audiência pública sobre o leilão, e a segunda vai acontecer nesta sexta-feira (15/10), a partir das 14h. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Estado. O leilão acontece no dia 29 de dezembro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress