Morador de Itaocara percorre 113 km do Rio Paraíba do Sul

DESCIDA PARAÍBA 6
Fotos: Jefferson Figueiredo

Um morador de Itaocara, amante do Rio Paraíba do Sul, e praticante de canoagem descida e freestyle, e leitor assíduo do SF Notícias, decidiu percorrer 113 km do rio, desde de Porto Velho do Cunha, distrito de Carmo, na região serrana, até São Fidélis, no Norte Fluminense.

DESCIDA PARAÍBA 4Segundo Jefferson Figueiredo, de 34 anos, a ideia de documentar o trajeto percorrido surgiu há dois anos. Ele contou que o grande intuito deste artigo é revelar o potencial do Rio Paraíba do Sul, mostrando toda sua beleza e maravilhas. Jefferson também pretendo com o documento, orientar aos interessados a usufruir de todo esse potencial, principalmente os praticantes de Canoagem, Stand UP Paddle e Pesca Esportiva, além daqueles que querem simplesmente curtir um passeio de barco a motor, um banho de rio, um acampamento, enfim os amantes da natureza.

A descida foi dividida em dois trechos e feita em dois dias. O primeiro foi de Porto Velho do Cunha até Itaocara, um total de 65 km. Jefferson começou a descida às 07h30min do dia 30 de maio e chegou em Itaocara às 17h. No caminho fez uma parada de 30 minutos para almoçar. Como foi descrito por ele, foi num sábado com uma manhã de muita neblina, mas com um sol agradável, conforme é o inverno na região.

O primeiro trecho do Rio Paraíba do Sul começa em Porto Velho do Cunha, terceiro distrito de Carmo, um pouco abaixo da represa Ilha dos Pombos que pertence a Light SA. O rio divide os estados do Rio e Minas até o povoado de Porto Marinho. Nesse primeiro dia, Jefferson passou por Carmo, pela localidade de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo, por Conceição do Paraíba, no município de Estrela Dalva em Minas Gerias, por Batatal em Itaocara até chegar na área central de Itaocara.

“É um trecho mais desabitado, em suas margens somente pequenos distritos e poucas fazendas. Muitas matas ciliares, ilhas e algumas corredeiras. Sinceramente nos sentimos mergulhados na natureza e chegamos a esquecer que existem cidades por perto. Corredeiras mais intensas só depois do Porto do Paulo Gama até o Porto Marinho, no mais só águas calmas”.

DESCIDA PARAÍBA 7O Rio Paraíba do Sul é importante para três estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com 1.340 km de extensão, ele nasce na Serra da Bocaina em São Paulo e desemboca em Atafona, litoral de em São João da Barra, brangendo 150 cidades e 20 milhões de pessoas.

DESCIDA PARAÍBA 9“Ao longo de seu trecho o rio adquire várias formas e tem características bem específicas: ora estreito, ora largo, ora turbulento, ora calmo, às vezes represa e volta a ser rio, ora poluído, ora preservado, sim é isso mesmo, preservado e com mata ciliar e vegetação exuberante e é esse rio Paraíba do Sul que pouca gente conhece. No Médio Paraíba, mais especificamente do trecho de Além Paraíba-MG a São Fidelis, o rio Paraíba do Sul possui águas turbulentas com corredeiras e cachoeiras, predominância de ilhas, é largo e com uma vegetação ciliar ainda bem preservada. Famoso pela piscosidade e referência na pesca esportiva de dourado e robalo. Em uma grande extensão não existe cidades em suas margens, o que contribuí para renovação de suas águas, além da própria oxigenação causada pelas corredeiras. Ele também recebe as águas de vários afluentes”.

Já o segundo trecho, foi entre Itaocara e São Fidélis, um total de 48 km. Nesse segundo dia ele saiu de Itaocara, passou por Portela, Cambuci, Pureza até chegar em São Fidélis.

DESCIDA PARAÍBA 2“Fiz o percurso bem devagar, saí as 08h10min e cheguei em São Fidelis às 16h20min. Fiz paradas para almoçar e lanchar, além de várias para fotografar. Era 24 de abril de 2015, uma sexta-feira nublada, com o rio num nível muito baixo, muito mais baixo que a média histórica do período. É um trecho tranquilo (prevalência de águas mais calmas) e mais povoado que o primeiro que iremos retratar. Inclusive o sinal do celular permanece acessível até Pureza, ou seja, nos 32 primeiros quilômetros do passeio”.

O artigo feito por Jefferson está disponível no site da Associação de Canoagem de Itaocara. Lá você nosso leitor, pode acompanhar todos os detalhes desse passeio, além de várias outras fotos feitas pro Jefferson.

DESCIDA PARAÍBA 5

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress