Monumento histórico de quase 50 anos, Pira Olímpica é demolida e gera revolta entre moradores de São Fidélis

Inauguração do monumento aconteceu em 1972, ano em que ocorreu a Olimpíada de Munique, e que se comemorou os 150 anos de Independência do Brasil

Imagens: Reprodução redes sociais/ Caio Fotografias/ Sidney Siqueira

A demolição da Pira Olímpica, localizada atrás da Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia, no Centro de São Fidélis, no Norte Fluminense, deixou muitos moradores indignados. Segundo relato de moradores em uma rede social, a inauguração do monumento aconteceu em 1972, ano em que ocorreu a Olimpíada de Munique e se comemorou os 150 anos de independência do Brasil. O monumento completaria 50 anos este ano.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Imagem da inauguração do monumento/ Sidney Siqueira

Naquele ano houve uma grande comemoração por parte do Governo e a tocha olímpica percorreu todas as cidades, chegando inclusive a São Fidélis. “Mesmo um monumento construído na época da ditadura militar, que tanto faço questão de como Democrata Radical combater, sei de sua importância histórica e sentimental para a nossa cidade onde já deveria a muito tempo ter sido tombado como patrimônio histórico” – publicou um morador.

Vários moradores lamentaram o fato nas redes sociais. “Meu point da adolescência. Ficávamos sentados ali contando estrelas e vendo o nascer do sol no Paraíba. Como mostraremos para nossos netos e bisnetos monumentos tão importantes da nossa história? Coreto, busto do Zumbi, praça do hospital e muitas outras que jamais conhecerão” – comentou uma moradora.

“Qual a finalidade de se destruir parte da história de nossa cidade? Porque demolir a Pira Olímpica? Algum responsável pelo projeto poderia nos explicar? Mudará de lugar por estar nos fundos? Aguardamos um esclarecimento” – pediu outro morador. Nossa redação entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São Fidélis questionando o motivo da demolição do monumento e se o mesmo deve ser reconstruído em outro local, e aguarda um posicionamento.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress