Miracema comemora 81 anos de emancipação

Foto: Antiga Fábrica de Tecidos São Martino

Miracema, que no idioma tupi guarani significa ybira, madeira e cema, brotar e, em se tratando de eufonia da palavra, sugeriu o Dr. Francisco Antunes Ferreira da Luz que se trocasse o “y” por “m”. No século XIX, teve intensa vida econômica e social e um grande surto progressista, tornando-se importante zona protetora de café, algodão e cana de açúcar, com indústria e comércio prósperos.

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio dos Brotos, pela deliberação de nove de setembro de 1881 ao município de Santo Antonio de Pádua. Em 1883, o distrito de Santo Antônio dos Brotos passou a denominar-se Miracema sendo elevado à categoria de município em sete de novembro de 1935.

Foto: Rodoviária histórica

Miracema completa hoje 81 anos de emancipação, a cidade possui IDH de 0,733, alto de acordo com índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com uma população de quase 27 mil habitantes e um PIB de R$ 208 612,804 mil, a cidade possui belezas naturais incríveis, além dos magníficos casarões e uma bela arquitetura histórica até hoje muito bem preservada típica do interior do estado do Rio.

Por isso não faltam motivos para se comemorar essa data tão especial, após uma vasta programação da  53ª Exposição Agropecuária e Industrial da cidade, e outros eventos que também marcaram o aniversário da cidade, nesta quarta-feira é dia de shows com Forró Moleque, e JLA Show na Tenda Miracema Encanta e às 24h sensacional show com Banda Tudublu para encerrar as festividades. Assim como nos últimos dias, a entrada será gratuita.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress