Ministério do Trabalho de São Fidélis volta a emitir 1ª via da Carteira de Trabalho

20150306050054
Foto: André Moraes.

O morador de São Fidélis que necessita de tirar sua carteira de trabalho, poderá fazê-lo sem muitas dores de cabeça, na própria cidade. Depois de um bom período sem emitir primeiras vias da mesma, a agência do Ministério do Trabalho local voltou a prestar o serviço para a população fidelense. Para entender melhor sobre a paralisação, e agora o retorno da atividade, o SF Notícias conversou pessoalmente com Rosimary, chefe da agência de atendimento ao trabalhador, que explicou com detalhes o que aconteceu.

“A carteira de trabalho vai passar a ser informatizada em todos os lugares. A agência de São Fidélis não é informatizada ainda, então a gente recebe a carteira antiga, que é a manual. A primeira via da carteira vem com uma etiqueta, com o número de cada uma. Eu só posso emitir a carteira de primeira via com esses números. Eu sempre tive estoque de segunda via, mas havia acabado as etiquetas da primeira via. Essas etiquetas vão chegando aos poucos, sempre que possível. Agora, a nossa gerente de Campos disponibilizou algumas delas e podemos atender novamente os interessados em tirar a primeira via.”

No entanto, quem pretende conseguir sua carteira de trabalho sem sair de São Fidélis, precisa ser rápido. Quando o serviço foi restabelecido, haviam 50 exemplares disponíveis. Vários deles saíram rapidamente, pois algumas pessoas foram imediatamente tirar o documento, assim que souberam da novidade. Nesse momento, ainda há carteiras disponíveis, mas elas não devem ficar lá por muito tempo. Isso devido ao fato de moradores de outras cidades procurarem o serviço em São Fidélis.

A explicação para essa procura de pessoas de fora está na informatização do serviço. Como nas cidades maiores é necessário fazer um agendamento para a retirada da carteira, quem precisa dela para o momento, se desloca até São Fidélis, ocasionando o rápido esgotamento dos exemplares aqui presentes.

O fidelense, ou qualquer outro cidadão, que quiser tirar a primeira via de sua carteira de trabalho, precisa comparecer ao Ministério de Trabalho portando uma foto 3×4 com fundo branco, certidão de nascimento e documento de identificação com foto, todos em sua versão original. A agência de São Fidélis funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, atrás do DETRAN, no bairro São Vicente de Paula. No entanto, já está sendo preparado um novo prédio, que funcionará na Rua 5 de Março, com um espaço melhor para atender os cidadãos com qualidade.

Já quem quiser agilizar para ter a carteira digitalizada, que é tendência unânime para um período não tão distante, poderá agendar o serviço através do site saa.mte.gov.br. O endereço também faz agendamento para dar entrada no seguro-desemprego, homologações, consultas com fiscal, etc.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress