Menos de 20 dias para o Inverno: veja a previsão da Climatempo para o mês de junho

Em junho costuma chover pouco na Região Sudeste e o aumento nos focos de queimadas e de dias consecutivos de baixa umidade relativa do ar é normal para esta época do ano

Falta menos de 20 dias para terminar o outono e começar o inverno. A nova estação começa às 00h32 do dia 21 de junho e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021. Segundo a Climatempo, a presença de massas de ar seco sobre o Brasil nesta época do ano não é nenhuma novidade, mas também ocorrerá a passagem de frentes frias que podem causar forte resfriamento e até um pouco de chuva em algumas áreas. Confira a previsão do portal para o mês de junho:

Em junho costuma chover pouco na Região Sudeste. Pela climatologia, as maiores médias de precipitação ficam entre 80 mm e 100 mm o sul de São Paulo, chegando a 140 mm no litoral sul paulista. Na maioria das áreas do Sudeste, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média normal de chuva em junho não supera nem os 40 mm. No litoral do Rio De Janeiro, litoral do Espírito Santo, Sul de Minas e centro de São Paulo, esta média chega a 50 mm. De maneira geral, a chuva de junho de 2021 ficará dentro a abaixo da média em praticamente todas as regiões do Sudeste do Brasil.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Segundo a Climatempo, há previsão de chuva acima da média climatológica para o extremo sul e para o litoral do estado de São Paulo, em alguns pontos do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Na primeira quinzena, há previsão de chuva mais frequente nas áreas costeiras de São Paulo e do Rio de Janeiro. Quanto ao frio, há previsão de resfriamento acentuado em alguns dias, mas somente em parte da Região, pois as massas de ar frio não devem avançar pelo interior do Sudeste.

Com um número elevado de dias com tempo firme, com muito sol, e com poucos dias com atuação de massas de ar frio, junho terminará com temperaturas acima da média na Região Sudeste. O aumento nos focos de queimadas e de dias consecutivos de baixa umidade relativa do ar é normal para esta época do ano.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress