Menos de 2 meses: Sinal analógico será desligado em Aperibé, Cambuci, Miracema, Pádua, S.Fidélis e S.S. do Alto

Já pegou o seu kit? Veja em quais cidades o sinal analógico será desligado esse ano em nossa região

Está chegando a hora de dar adeus ao sinal analógico, pelo menos para moradores de alguns municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. Em 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de TV será desligado em 59 municípios do interior do Rio de Janeiro e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.

O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas digitais e conversores para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. Famílias de baixa renda devem agendar a retirada dos kits gratuitos no site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social)

O sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro de 2018 em Aperibé, Cambuci, Campos, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião do Alto, São José de Ubá, São Francisco de Itabapoana e Varre-Sai.

Já em Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Duas Barras, Cantagalo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Itaocara, Natividade, Porciúncula, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, o sinal só será desligado no dia 31 de dezembro de 2023.

Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem aos canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal daquela TV é analógico. No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.

Para continuar assistindo TV

Os moradores devem verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo (aparelho que transforma o sinal analógico em digital e permite que a TV continue transmitindo a programação).

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, é preciso consultar o manual do fabricante.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress