Menino de 3 anos que tem doença rara e ‘vivia’ em hospital retorna para casa em Pádua

Breno passou dois anos de sua vida em um hospital, agora segue sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar designada pela Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Arquivo pessoal

No mês de maio Cinthia Souza da Silva usou seu perfil em uma rede social para fazer novamente um apelo pelo filho, o pequeno Breno Souza Costa, de 03 anos, que tem Síndrome de Menkes, uma doença rara que se trata de um erro inato do metabolismo do cobre, que se caracteriza clinicamente por aspecto peculiar do cabelo, grave retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, síndrome convulsiva, alterações ósseas e alterações arteriais. O pedido era para que o menino retornasse para casa, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. O Breno passou dois anos de sua vida em um hospital, já que depende de aparato especial. “Eu como mãe não tenho mais forças para morar num hospital, meu esposo Ronaldo Junior fica meses sem ver o filho, sem acompanhar seu crescimento” – publicou Cinthia em maio.

continua após o vídeo

Segundo relato da mãe, ela entrou na justiça para pedir Home Care e ganhou, mas alegaram que sua casa não tinha estrutura. “Só que muita gente abraçou a causa e Deus estendeu suas mãos e tocou o coração de muita gente, amigos, parentes, conhecidos e me ajudaram a construir o quarto, fizeram rifa” – relatou Cinthia. Ao SF Notícias, Cinthia Souza da Silva contou que quando o quarto ficou pronto ela informou na Defensoria Pública e o processo voltou a correr, e apesar de a decisão ainda não ter saído, nesta sexta-feira (23), o sonho da família finalmente se realizou, através de apoio da Prefeitura de Pádua.

“É um sonho inacreditável. Sensação de alívio por estar na minha cidade com minha família perto, que sempre me ajudaram e apoiaram. O prefeito Paulinho e Jadir colocaram o carro da saúde a minha disposição para minhas idas e vindas de Araruama e a Secretaria de Saúde me fornecia o medicamento essencial a vida do meu filho, as injeções de cobre” – relatou a mãe de Breno à nossa equipe.

O menino estava internado no Hospital Regional de Araruama, onde segundo Cinthia, era tratado com amor e carinho. “Sempre tive apoio dos psicólogos do hospital. O ar condicionado do meu filho foi um médico de lá que presenteou” – disse. Mas, o desejo era que o menino pudesse voltar para casa, ficar próximo da família e também do pai, o Ronaldo Silva Costa Júnior, que devido à distância e ao trabalho, chegava a ficar até cinco meses sem ver o filho.

“Um ato de amor e solidariedade. Assim foi ação que trouxe pra casa o pequeno Breno, de 3 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Araruama havia 2 anos e 1 mês. Mesmo sendo hospital de referência, onde sempre foi muito bem atendido, segundo relatos de seus pais, Ronaldo e Cintia, o retorno pra Santo Antônio de Pádua, ao lado de seus familiares, devolveu a alegria ao garoto” – publicou a prefeitura do município. Agora o pequeno segue sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar designada pela Secretaria Municipal de Saúde. “Graças a Deus agora estamos em casa com uma equipe muito boa, preparada e responsável cuidando dele com muita dedicação a Pró-Cuidar” – disse a mãe.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress