Meio Ambiente: Convênio com Inea prevê revitalização do Horto de São Fidélis

A revitalização será feita pelo estado através de recursos do INEA, e o projeto é um dos frutos da instalação do núcleo de apoio ao Parque do Desengano, que já funciona no Horto Municipal

Criado em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste sábado (05/06). Em São Fidélis, no Norte Fluminense, a natureza proporciona belas paisagens, muitas no interior do Parque Estadual do Desengano, que protege o maior remanescente de Mata Atlântica do Norte Fluminense, local que precisa continuar sendo preservado. Para reforçar as ações de proteção do PED, um convênio será celebrado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Uma das metas deste projeto já foi concluída, com a implementação da subsede do Parque do Desengano no Horto Municipal, que já começou a produzir frutos. O núcleo de apoio ao Parque do Desengano instalado em São Fidélis é chefiado pelo estudante de direito José Guilherme.

Continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/CPvqmKWjzc-/?utm_source=ig_web_copy_link

Segundo José Guilherme, através de um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de serviços públicos, o Horto Municipal passou por uma limpeza geral e sua entrada principal foi reaberta. Outra ação que também movimentou o Horto nesta semana foi a doação de mil mudas frutíferas e nativas para população, realizada pela subsede do Parque do Desengano. Mas, as metas não param por aí. Através do convênio, está prevista uma revitalização total do Horto, a ser realizada pelo estado com recursos próprios do Inea. O convênio, que já está pronto, aprovado e faltando apenas a assinatura, prevê várias ações do Inea no município, entre elas, a instalação e renovação de placas indicando o Parque do Desengano e a revitalização do Horto Municipal.

Segundo o documento do convênio, o Inea poderá realizar ações visando o enriquecimento ambiental da área do horto, além de executar a revitalização estrutural. O projeto prevê instalação de um parque infantil, a volta do fornecimento de mudas e uma pista para caminhada dentro do horto. Além disso, também estão previstas a qualificação e capacitação de equipes; prevenção a incêndios florestais; monitoramento da área do parque; fomento ao uso público por meio de estruturação de atrativos; e apoio a pesquisas e intercâmbio de informações.

Ainda neste mês acontecerá a inauguração oficial da subsede, com a presença do secretário de Estado do Meio ambiente, Thiago Pampolha e do Presidente do Inea Philipe Campello. O secretário também trará no dia da sua vinda o programa Limpa Rio, que fará a limpeza e desassoreamento de córregos do município. Na ocasião o convênio entre o Inea e o município será assinado oficialmente. “Tenho certeza que essa proximidade entre o município de São Fidélis e o Inea trará bons frutos para o município. Esse convênio é sem dúvidas um instrumento jurídico muito importante que viabilizará a vinda de grandes projetos como esse da Revitalização do Horto Municipal” – destacou o gestor da subsede do Parque Estadual do Desengano, José Guilherme.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress