Médico alerta sobre aumento de casos de Covid-19 em São Fidélis: “melhor remédio é a prevenção”

Segundo o médico, município chegou a ter 70% de ocupação dos leitos da UTI Covid-19 recentemente, o que "se deve, principalmente, ao fato de grande parte da população não estar cumprindo com as orientações de prevenção"

Em nome da Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis, no Norte Fluminense, o médico Dr. Antônio Rodrigo, diretor-técnico da pasta, que atua na UTI do Hospital Armando Vidal, na enfermaria Covid-19 da unidade e como Médico da Família na Atenção Básica do município fez um alerta a população. Segundo ele, tem sido observado um aumento gigantesco dos casos de Covid-19 em todo o Brasil, e municípios vizinhos vêm registrando taxa de ocupação hospitalar de quase 100%. E na “Cidade Poema” também vem sendo observado um aumento dos casos. “Temos observado nas últimas semanas um número crescente, um aumento importante dos casos de Covid-19. Essa semana chegamos a ter 70% de ocupação dos leitos da UTI Covid-19 do nosso hospital. Isso se deve, principalmente, ao fato de grande parte da população não estar cumprindo com as orientações de prevenção a Covid-19” – frisou o médico.

continua após o vídeo

Ele falou ainda sobre alguns municípios que estão adotando novamente medidas restritivas, como o lockdown, e que espera que São Fidélis não precise chegar a esse ponto. “Porém, já foi falado diversas vezes para a população que a questão das restrições, do fechamento ou abertura de alguns setores do nosso município vai de acordo com o número de casos de Covid-19, que está diretamente ligado a participação ou não da população nas questões de prevenção da transmissão da Covid-19. A gente tem observado muitas pessoas transitando nas ruas sem máscara, aglomerações em bares, restaurantes, academias, clubes. Então a gente faz esse apelo, não afrouxe com relação as medidas de prevenção” – disse.

O médico falou ainda sobre a preocupação com o período virada de ano, quando as pessoas têm uma tendência a ir para as ruas, seja pelas compras de fim de ano, seja pelo calor. “Nosso município é muito quente, as pessoas têm uma tendência a ir para as praças, clubes, Rio do Colégio. Então a gente pede a você fidelense, evite sair da sua casa sem a real necessidade. Use máscara o tempo todo, álcool em gel, dê preferência para fazer compras no sistema delivery” – destacou. Segundo o último boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura, o município já contabiliza 1.285 casos de Covid-19, sendo que 1.228 pessoas já se recuperaram e 46 perderam suas vidas. Há 11 casos ativos e 10 casos suspeitos, sendo uma morte em investigação. Entre casos suspeitos e ativos, 11 pessoas estão internadas e 09 em isolamento domiciliar.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress