Marketing no Facebook: Ótimas dicas para usar na prática

Descubra várias maneiras de melhorar seus resultados de alcance no Facebook através das dicas dadas aqui neste artigo
Fotos: Divulgação

A Rede Social Facebook é uma das que mais possuem usuários conectados e interagindo a todo momento uns com os outros. É através desta rede que pessoas que não se veem há muitos anos voltam a se reencontrar e também pessoas com interesses em comum interagem através das suas opiniões e ideias. Por isso, muitas marcas usam também o Facebook para alavancar as suas vendas através de uma boa estratégia de marketing. Desta forma você pode usar a plataforma como uma forma de publicidade para seus negócios. 

Se você possui uma página de negócios no seu Facebook, seguindo sugestões de Subsly saiba que quantos mais seguidores você possui, melhor. Lendo este artigo, você pode descobrir formas de aumentar seu número de seguidores. Então, agora vamos saber sobre as melhores dicas que você pode seguir para obter uma página com muitos seguidores e engajamento através do marketing que você pode aplicar. 

Dica 1: Crie Uma Fan Page
Um pefil pessoal é bem diferente de uma página no Facebook. Confira as vantagens da página.

Muitas pessoas cometem um pequeno erro ao criar um perfil pessoal para divulgar sua empresa no Facebook. Porém, quando isto é feito, o dono do perfil perde muito, pois o perfil pessoal não consegue alcançar tantas pessoas e tem recursos muito mais limitados do que uma página de fato. Além do mais, o perfil pessoal possui limite de seguidores que uma pessoa pode ter, ao contrário do perfil comercial. São inúmeras as vantagens de ter uma página comercial no Facebook ao invés de um perfil. Com a página comercial, você pode agendar posts, impulsionar os posts, ter mais de um gerenciador de página, criar Dark Posts e ter acesso ao Facebook Insights, uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de uma Fan Page.

Através da própria página do blog do Facebook para negócios, você pode encontrar ótimas dicas para seguir com seu negócio sem desanimar.  

Se você já abriu uma conta no Facebook para a sua empresa com um perfil pessoal, você pode mudá-lo agora mesmo para o perfil comercial. Vá em frente!

Dica 2: Pense Além dos Negócios
A importância de focar no oferecimento de conteúdo de qualidade para seus possíveis clientes.

Se você quer engajar através do Marketing Digital, não pense somente nas vendas, mas também no que você pode oferecer aos seus clientes e seguidores. O que você pode oferecer de conteúdo com qualidade para seu público consumidor independente de ser cliente fiel? As páginas que possuem conteúdos relevantes têm muito mais chances de captação e conversão do que aquelas que apenas expõem seus produtos como uma vitrine. Se você possui uma loja de produtos de informática, por exemplo, você pode passar algum ensinamento sobre certos produtos que você vende. Como usar o novo “produto x”, ou a melhor forma de limpar a sua máquina, etc. são dicas que um seguidor ou cliente gostariam de saber porém na hora da compra não se atentam para estes detalhes. Se seus negócios têm a ver com vestuário, você pode colocar as roupas de sua loja como dicas e tendências, fazer votações pelo melhor look do dia e sortear alguma peça de roupa. 

Basta pensar em algo diferenciado que sua empresa pode oferecer além de expor seus produtos e esperar as vendas acontecerem. Mãos à obra!

Dica 3: Apresentação da página
Foco na estética e na informação

Se alguém estiver visitando a sua página pela primeira vez, esta pessoa terá acesso às principais informações sobre seu negócio? Na seção “Sobre” do Facebook, você deve completar com o máximo de informações sobre seu negócio. Ali deve ser como um cartão de visitas informando primeiramente que tipo de empresa é a sua e que tipo de serviços ela oferece ao público. Em seguida, você deve disponibilizar as informações de contatos, horário de atendimento, formas de pagamento, e qualquer informação que um cliente possivelmente venha a perguntar. 

Não deixe de fazer uma breve descrição sobre sua empresa, de forma bem simples, pessoal e com bastante atenção para que o público saiba exatamente sobre o que se trata seu empreendimento. Isto é importante para que você alcance seu público alvo e direcione melhor suas postagens. 

Dica 4: Interagir é Fundamental
Não perca clientes por falta de interação

Não basta apenas expor seus produtos ou serviços na sua página para atrair clientes e seguidores. É necessário humanizar seu negócio através das interação com seguidores e possíveis clientes de seu empreendimento. Para isto, você deve responder a todos os comentários possíveis nas postagens e também responder às mensagens que recebe no provador. Ao ser respondido, o seguidor irá se sentir valorizado, pois muitas marcas não dão conta de responder a todos os seguidores, e desta forma, passam uma imagem de desenho que você não quer ter para a sua marca. Além de responder aos seguidores e clientes, você pode interagir com o seu público organizando enquetes ao vivo e também promovendo sorteios de produtos e serviços da sua empresa. Basta ter um pouco de criatividade e caprichar no texto de engajamento. 

Dica 5: Produza Vídeos
O impacto positivo dos vídeos capta mais seguidores.

Os seguidores e clientes gostam muito das postagens em fotos, mas os vídeos vem ganhando cada vez mais espaço na plataforma por ser uma forma diferenciada de engajamento e também uma forma de aproximar mais a empresa dos clientes. Você pode pode apostar em vídeos mais leves ou mais profissionais ou até mesmo alterá-los a cada dia. O importante é usar os vídeos como forma de diferenciar um pouco as postagens para sair daquele padrão fixo de foto com legenda. Pode apostar que dará muito certo!

Dica 6: Posicione Posts Estratégicos no Topo
Através dos posts no topo da página, sua empresa mostra a identidade.

Os posts mais relevantes de sua empresa devem ser posicionados sempre no topo da página para que uma pessoa que chegue ali pela primeira vez possa ter uma noção sobre o que se trata seu negócio. Desta forma, você sempre estará atualizando seu público sobre quem você é e qual é sua intenção na página. Os posts mais relevantes podem ser aqueles que mostram parte da sua empresa, como você trabalha ou até mesmo as novidades desta estação na sua loja. Cabe a você escolher e determinar aquele que possui mais relevância para seu negócio e colocá-lo como destaque no topo da página. 

Dica 7: Botão de Conversão
A importância deste recurso inovador na captação de clientes.

Se você criou uma página no Facebook para sua empresa ou seu negócio, você tem em mente apenas uma meta: converter as visitas em clientes. Ou seja, você busca a conversão. O Facebook oferece um ótimo dispositivo para esta função. São os botões de “Call to action” (chamada para a ação), no qual um visitante pode virar um cliente de seu negócio. No próprio blog do Facebook, você encontra dicas de como usar o botão de conversão. Vale a pena ler com cuidado as dicas do blog para aplicar sem medo em sua página. 

Dica 8: Agendamento de Postagens
Sinônimo de organização e economia de tempo para o empresário.

Uma das ótimas ferramentas presentes no Facebook para negócios é o agendamento de postagens. Através desta ferramenta, você pode programar os posts da sua empresa sem precisar fazê-los manualmente quantas vezes você quiser. O fato de ser frequente em relação aos posts acaba desanimando muitas pessoas a seguir no Facebook com suas empresas, pois com o tempo acabam perdendo este costume ou não conseguem se organizar com os horários de parar e produzir conteúdo para postar. Por isso, o agendamento de postagens pode ser muito bom e facilitar o trabalho daqueles que estão iniciando sua vida no empreendedorismo. 

Dica 9: Post cruzado com o Instagram
O aumento na captação e entrega de conteúdo em mais de uma plataforma.

Já ouviu falar neste termo? Post cruzado é uma forma de postar ao mesmo tempo tanto no Facebook quanto no Instagram. A vantagem desta função é que com o mesmo post em mais de uma plataforma, suas chances de alcance serão maiores, pois chegarão a um maior número de seguidores. Não esqueça de sempre colocar o link para a sua loja ou site da empresa no qual o possível cliente possa executar a ação de compra ou contratação dos serviços. 

Foco nas Vendas

Agora que você já chegou até o final deste artigo, prepare-se para colocar a mão na massa e trate de alavancar seu negócio com todas as dicas que você leu até aqui. Não é uma tarefa fácil ter um negócio online. Porém, uma vez que ele começar a dar certo, você estará recebendo todos os benefícios e cada esforço que você teve no início será compensado. 

Além das dicas dadas neste artigo, lembre-se de que para melhorar cada vez mais seu empreendimento, você é o único responsável pelo seu sucesso. Então não deixe de ler e estudar sempre sobre formas de melhorar seu marketing, formas de engajar seu público e sempre converter as visitas em vendas. Lembre-se de que a Internet está saturada dos mesmos serviços de sempre, porém, quem oferece o melhor serviço, se destaca. E é isso o que você está buscando aqui: ser o melhor. Então ofereça o melhor ao seu público e você logo estará colhendo os bons frutos de sua dedicação. Mãos à obra!

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