Marco histórico! Trem turístico Rio-Minas assina contrato para operar linha e iniciar projeto

Nesse primeiro momento o trem vai percorrer 37 quilômetros entre Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e Chiador, em Minas Gerais.

Um marco histórico que vai levar milhares de pessoas a vivenciar a história! Um sonho antigo que a cada passo dado vai se tornando realidade, e quando entrar nos trilhos, vai potencializar o turismo entre cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Após anos de persistência e de enfrentamento a desafios burocráticos, técnicos, e estruturais, a ONG Amigos do Trem finalmente obteve o contrato operacional da linha férrea para enfim efetivar um projeto que vai resgatar a história e transportar tantas outras histórias.

Estamos falando do Trem turístico Rio-Minas. Você já viu aqui no SF Notícias várias matérias falando sobre o projeto, mas na semana passada, a ONG e a VLI assinaram o contrato que viabiliza a operação do trem turístico. A assinatura do Contrato Operacional Específico (COE) era o principal obstáculo que faltava.

O contrato foi assinado em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes. Ele permite a circulação do trem turístico nos primeiros 37 quilômetros do projeto, entre Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e o município mineiro de Chiador.

continua após a imagem

O projeto
O sonho de resgatar o passado e possibilitar milhares de pessoas a terem a experiência de viajar em um trem surgiu em 2015, quando Paulo Henrique do Nascimento (foto abaixo) fundou a ONG Amigos do Trem. Ele batalhou muito para ver o projeto sair do papel. Paulo morreu em novembro de 2018, aos 45 anos, em decorrência de um câncer.

A Cyntia Nascimento, sobrinha dele, que assumiu a ONG, vem dando prosseguimento ao sonho. Pelo projeto inicial, o trem turístico iria percorrer quase 170 quilômetros, passando pelas cidades de Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, ambas em Minas Gerais, mas nesse primeiro momento, o trem passará por Três Rios e Sapucaia, no RJ, e Chiador em MG. Hoje a ONG possui quatro locomotivas e 15 carros de passageiros. Obras já foram feitas na ferrovia entre 2022 e 2023 visando o projeto.

continua após a imagem

O que falta agora?
Ao SF Notícias, Cyntia disse que agora a ONG vai finalizar as inspeções nas locomotivas, nos carros e na linha, e que assim que a linha for vistoriada, o trem turístico será inaugurado.

“Agora a Amigos do Trem entra na ANTT com a autorização para operador ferroviário. A FCA vai realizar o transporte das locomotivas e carros de passageiros até a cidade de Três Rios por carreta. Todo o custo será de responsabilidade deles. Após isso vamos passar novamente por uma inspeção em nossos materiais e no trecho para assegurar que tudo está dentro das normas de segurança para iniciar o projeto”, disse ela, que afirmou que o trem será inaugurado o mais breve possível.

Segundo o Ministério dos Transportes, o pedido já se encontra com a ANTT. A data oficial para inauguração do trem só deve ser divulgada depois da autorização da ANTT, da vistoria da linha e da logística de transporte das locomotivas e dos carros de passageiros de Recreio para Três Rios, mas a expectativa é de que ele seja inaugurado antes de junho de 2025. O vídeo abaixo mostra a viagem teste feita pelo trem turístico em 2018.

plugins premium WordPress